Roteiro: uma seleção de bares para amar a Olegário Maciel

Qual o seu preferido? Conta pra gente aumentar a lista ;)

Por: Gabriela Rassy

Muito diferente da maior parte da Barra da Tijuca, com suas grandes e largas avenidas à la Miami (oh yes, beibe), a Olegário Maciel é, sim, a rua mais democrática do bairro. Com suas esquinas repletas de bares para os mais variados gostos, a Olegário é o ponto alto para quem quer bebericas todos os dias da semana. O começo da rua fica à cerca de 1km do metrô Jardim Oceânico e por lá dá para andar tranquilamente e escolher sua pedida.

O lugar vem criando polêmica pela proposta das autoridades fecharem a avenida para o tráfego às sextas e sábados, quando as calçadas lotam. O Catraca Livre foi a esta, que é a rua mais movimentada da Barra, para fazer uma seleção dos melhores lugares para biritar por ali. O morador do bairro e frequentador da Olegário, Leandro Gomes (<3) nos ajudou nessa busca para encontrarmos o lugar perfeito para tomar uma gelada. Vamos nessa?

  • Bom, bonito e barato

Padoca
Sim, é uma padaria mesmo, mas que fica 24 horas aberta e vende a cerveja é mais barata das redondezas. Vai uma galera bem descontraída que faz do lugar o point da madrugada. E, já que é uma padoca, vende uns sanduichinhos responsa também!
Onde? Av. Olegário Maciel, 263 – Barra.
Quando? Sempre!

Void
Misto de loja e bar moderninho, o lugar que é sucesso absoluto em Botafogo repete o feito na Barra. Dá uma galera jovem, que curte a informalidade de beber em pé e fumar na frente do bar. Ambiente legal e com preço justo. Hoje já possui um quiosque com opções de comidinhas.
Onde? Av. Olegário Maciel, 130 – Barra
Quando? Domingo a terça, de 11h à 2h; de quarta a sábado vai até às 4h

399
Tem a delícia do mel, com canela e cachaça, além da cerveja sempre gelada. Fica numa esquina, com mesas dentro e na calçada. A garrafa de cerveja de 600ml sai a R$ 12, preço meio padrão pela Barra.
Onde? Av. Olegário Maciel, 231
Quando? De segunda a sexta, de 14h à 2h; sábado, de 11h às 4h; domingo, de 11h à 2h

Bar do Adão
conhecido pelos pastéis bem temperados e saborosos, tem promoções tentadoras de segunda e terça-feira. Destaque para o de queijo brie com damasco e para o de camarão com catupiry. O cardápio de pasteis conta com mais de 50 opções, além das porções bem no estilo botecão como linguiça e carne seca com mandioca.
Onde? Av. Olegário Maciel, 130 Loja H – Barra
Quando? Diariamente, de 12h às 2h

Resenha
Boteco simples, que serve também almoço, mas manda bem nos petiscos. Destaque da cozinha vai para o escondidinho de camarão e do salão para os aquecedores que fazem a alegria dos clientes no inverno.
Onde? Av. Olegário Maciel, 130 Loja C – Barra
Quando? Diariamente, de 11h às 00h

  • A gente quer comida

Praticità
Este é um dos lugares mais diferentões por ali. Numa mistura de açougue com bar, a casa tem uma churrasqueira logo na entrada e uma loja nos fundos. Os clientes compram a peça e assam ali mesmo. Resolve aquele problema de fazer sujeira com churrasco em casa e casa um escolhe a peça que gosta mais. Não vende vegetais, então pros vegetarianos só resta pão de alho e queijo coalho. Tem roda de samba direto!
Onde? Av. Olegário Maciel, 120 – Barra
Quando? Segunda a quarta, de 18h à 00h; quinta a domingo, de 13h às 2h

Bar do Elias
Este é o árabe da rua. O Leandro indica provarem a kafta de cordeiro, que vem com um molho de alho maravilhoso. Os beliscos ficam num balcão na parte de dentro, mas dá para sentar no deck e ficar curtindo o movimento. Tem chopps artesanais, vinhos e drinks.
Onde? Av. Olegário Maciel, 162 – Barra
Quando? De terça a domingo, de 10h à 00h

Steak Me
É uma rede de Belo Horizonte que tem filial no Leblon e é do estilo espetinho: pede e assam na hora. Os preços dependem muito da escolha de espeto, mas o mais falado é o de angus.
Onde? Av. Olegário Maciel, 101 Loja C – Barra
Quando? Diariamente, de 19h ao último cliente

Guacamole
É o mexicano com direito a mariachis e tequileiros. Lugar bem lindo e bom para quem procura drinks e petiscos que não sejam muito estilo botecão.
Onde? Av. Olegário Maciel, 108 – Barra
Quando? Segunda a sexta, de 18h à 00h; sábado e domingo vai até às 2h

  • Miga, sua ryka

Seu Bar
É o point pra quem curte uma bela caipirosca. Segundo indicação do Leandro, a de caju e a de lima da pérsia são inesquecíveis. A porção de picanha sai bastante e é muito elogiada. O preço, porém, é mais salgado.
Onde? Av. Olegário Maciel, 175 – Barra
Quando? Segunda a sexta, de 12h à 2h30; sexta e sábado vai até às 4h

Brewteco
A variedade de cervejas é o que comanda! Um painel luminoso logo na entrada aponta os nomes, tipo, teores alcoólicos e valores das geladas. O preço pode até ser mais alto, mas o teor também. Uma Ipa de 9% de álcool (as normais milhosas que temos por aqui têm em geral 4,5%), sai a R$ 23, mas juro que compensa cada gole. Cardápio enxuto, porém muito bom de petiscos.
Onde? Av. Olegário Maciel, 231 – lojas J e K – Barra
Quando? De terça a sábado, de 17h30 às 2h; Domingo de 15h30 à 00h e segunda, de 17h30 à 00h.

Candice
Não é na Olegário, mas é do ladinho. É bar e tabacaria na beira da praia, próximo onde é possível fumar narguilé e charuto. Já prepara pra fazer a ryca. A comida é cara e não oferecem muitas opções, mas tem esse diferencial de ser um lugar que acolhe os fumantes.
Onde? Av. do Pepê, 760 – Barra
Quando? Diariamente, de 11h às 2h