13ª SP-Foto reúne 43 galerias e o melhor da fotografia

Para enriquecer a cena de fotografia e arte contemporânea do Brasil, a SP-Foto traz ao público nomes nacionais e internacionais

Por: Redação
Até
25
de agosto 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Quarta, das 17h às 21h
Quinta a sábado, das 14h às 21h;
Domingo, das 14h às 20h
Luiz Braga (Galeria Almeida e Dale), Ayrson Heráclito (Portas Vilaseca Galeria), Sebastião Salgado (Galeria Mário Cohen)
Crédito: ReproduçãoLuiz Braga (Galeria Almeida e Dale), Ayrson Heráclito (Portas Vilaseca Galeria), Sebastião Salgado (Galeria Mário Cohen)

43 expositores do Brasil e do mundo se reúnem na SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, que busca ampliar o contato do público com nomes ascendentes e consagrados da fotografia.

Entre as galerias que participaram do evento em anos anteriores, retornam para as paredes do espaço: Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello e Luciana Brito Galeria.

foto Índia da população Zo'é passando urucum para colorir o corpo de sebastião salgado
Crédito: Sebastião Salgado/© Galeria Mario CohenSebastião Salgado
Título: Índia da população Zo’é passando urucum para colorir o corpo
Data do trabalho: 2009
Local: Pará
Técnica: Fotografia

Casas especializadas em fotografia vintage também participam dessa edição, como a Fólio, a Utópica e a MaPa; e estreiam as galerias Almeida e Dale+ Leme/AD (São Paulo), Galería Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

Além de diminuir o vácuo entre público e fotógrafo, a SP-Foto intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea.

INSTITUTO MOREIRA SALLES É O LUGAR DA FOTOGRAFIA EM SP

A programação continua com o Meet the Artists e a parceria inédita com a Escrevedeira, espaço de eventos literários e muito mais!

Destaques da SP-Foto

foto sem título da série orgânicos de luciana magno
Crédito: Luciana Magno/© Janaina Torres GaleriaLuciana Magno
Sem Título – Série: Orgânicos
Ano: 2014
180x120cm

Para enriquecer a cena de fotografia e arte contemporânea do Brasil, a SP-Foto apresenta ao público nomes nacionais e internacionais em efervescência nos principais pólos artísticos do mundo.

A Mendes Wood DM, uma das mais influentes galerias brasileiras no exterior, apresenta imagens singulares de duas figuras históricas da arte norte-americana: uma série em cores da fotógrafa Francesca Woodman, expostas em 2017 na Fondation Henri Cartier-Bresson (França).

A Vermelho destaca as artistas Cinthia Marcelle, única brasileira com menção honrosa na Bienal de Veneza, e Ana Maria Tavares, que apresenta obra inédita da série “Skena in acqua”, com fotografias bordadas.

Dentro da SP-Foto, é possível localizar certos eixos temáticos que atravessam a Feira. Artistas como Denise Milan (Galeria Lume) e Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria) refletem acerca de tragédias socioambientais que colocam em risco a vida do planeta.

Em outra chave, tanto Janaina Tschäpe (Fortes D’Aloia & Gabriel) como Luciana Magno (Janaina Torres) registram performances que relacionam o mundo interior e a natureza exterior.

Ao todo, são mais de 80 anos de história da fotografia! A MaPa revela obras vintage da coleção de Kim Esteve, com artistas fundamentais para o movimento, a exemplo de Helmut Newton e Larry Clark.

Talks & Meet the Artists

foto de um menino dando um mortal dentro de um rio tirada por eduardo marco
Crédito: Eduardo Marco/© Galeria ZielinskyEduardo Marco
Título: Sem Título
Ano: 2015
© Galeria Zielinsky

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, personalidades que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas.

Sob mediação do escritor e curador Miguel Del Castillo, a curadora norte-americana Margot Norton, à frente da próxima trienal do New Museum (EUA), e o arquiteto Guilherme Wisnik, autor da obra Dentro do nevoeiro, conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens, e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.

MOSTRA NO IMS SP APRESENTA FOTOS ICÔNICAS DE LETIZIA BATTAGLIA

A integração da fotografia ao mesmo mercado de pinturas e esculturas alterou a percepção da natureza dual da foto enquanto objeto e imagem. O que essas mudanças implicam para o futuro fotográfico? A curadora norte-americana Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum (EUA), aterriza pela primeira vez no Brasil para refletir sobre essas e outras questões do mercado fotográfico, ao lado do galerista Mário Cohen.

Quase ativista da fotografia analógica desde os anos 1980, Mauro Restiffe reapresenta ao público a série “Alvorada” (2018), com vistas particulares do restauro da residência oficial da Presidência da República.

Restiffe atualmente prepara uma grande exposição individual para o centro cultural OGR Torino, na Itália, e outras de suas exposições recentes incluem São Paulo, “fora de alcance”, no Instituto Moreira Salles, e Álbum, na Estação Pinacoteca.

Fotografia & Literatura

foto de david bowie feita por helmut newton
Crédito: Helmut Newton/©MaPaHelmut Newton
Título: David Bowie
Ano: 1984
©MaPa

As relações entre fotografia e literatura são o mote de um novo ciclo de conversas que a SP-Foto lança nesta 13ª edição, em parceria com a Escrevedeira – espaço de cursos e eventos literários em São Paulo.

Na programação do ciclo, profissionais da escrita convidam fotógrafos renomados a falarem sobre autores e livros que influenciaram sua produção imagética. Cristiano Mascaro faz à escritora Noemi Jaffe um relato afetivo acerca de Clarice Lispector e outros autores marcantes para seu trabalho.

Visitas Guiadas

A SP-Foto oferece percursos temáticos para o público interessado em conhecer as histórias por trás das obras e dos artistas apresentados na Feira. Elaborados e guiados pelos especialistas Paola Fabres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini, os quatro roteiros exclusivos convidam o visitante a uma imersão no mundo da fotografia e nas reflexões que circundam esta linguagem. As inscrições são abertas sempre uma hora antes da saída de cada visita.

A SP-Foto acontece de 21 a 25 de agosto, no 3º piso do Shopping JK. A feira tem entrada gratuita.

Para conferir de pertinho essa reunião de grandes fotos e fotógrafos, basta ir shopping das 17h às 21h, na quarta; ou das 14h às 21h, de quinta a sábado; ou, no domingo, das 14h às 20h.

Deu pra perceber que tem algumas fotos de Sebastião Salgado expostas na SP-Foto, né? E que tal aproveitar uma mostra só com fotos do mestre das câmeras?

Ocupando um andar inteiro do Sesc Avenida Paulista, a mostra “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” nos leva para os anos 1980, no maior garimpo a céu aberto do mundo, na região da Amazônia Paraense.

1
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
2
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
3
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
4
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
5
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
6
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
7
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
8
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …