Imagem do Topo

Feira de Ideias ocupa o MIS com programação gratuita no feriado

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação Comunicar erro

Em julho, o MIS recebe mais uma edição da Feira das Ideias. Criada em 2018, a Feira busca estreitar o envolvimento do público com a economia criativa e com o consumo consciente. O objetivo é agregar pessoas, atualizar conhecimentos e promover o intercâmbio de experiências entre parceiros e visitantes.

Esta edição acontece nos dias 6, 7 e 9 e conta com feira criativa que reúne 45 marcas. Além disso, o evento traz área gastronômica, pocket shows, oficinas para crianças e adultos, live painting do artista Fabio Polesi, que integra o projeto Parede em movimento do MIS, e muito mais.

Crédito: Thiago Santos Feira Criativa reúne música, gastronomia, oficinas e muito mais no MIS

A entrada é gratuita e a Feira acontece das 12h às 19h na Área externa, Auditório 2º andar e Sala de interfaces.

PROGRAMAÇÃO

Sábado, domingo e terça-feira | 12h – 19h

  • Feira criativa

+ de 45 marcas dos mais diversos segmentos: decoração, moda, acessórios, gastronomia, jardinagem, entre outros. Apoio a pequenos produtores e artistas independentes.

Sábado e domingo| 12h – 19h

  • Intervenção artística | Live painting com Fabio Polesi

Celebrando a arte urbana, e extrapolando os limites internos das galerias, o MIS inaugurou em 2019 o projeto Parede em movimento. A cada bimestre um artista diferente é convidado para preencher uma parede externa do museu com uma obra inédita. A ação é em formato live painting, com o público acompanhando de perto o trabalho do artista. Além disso, um vídeo do trabalho do artista e um depoimento integram o projeto.

O convidado de julho é Fabio Polesi. Em 29 anos exercendo seu ofício, o artista, natural de Santos (SP), já trabalhou com arte em diversas formas, como mosaico, massa acrílica, cerâmica, pintura, bico de pena e tatuagem. Para o Parede em movimento, Polesi realiza um mural em que homenageia 12 ícones da arte que admira e que influenciam seu trabalho, entre eles estão Basquiat, Frida Kahlo, Leonardo da Vinci, Andy Warhol e Kobra.

POCKET SHOWS

Sábado

16h30 |Zé Cafofinho

Criador das bandas Songo e Variant, Tiago Andrade, mais conhecido como Zé Cafofinho tem mais de 15 anos de carreira desenvolvendo projetos musicais influenciados por samba, jazz latino, ska, rock, brega e ritmos de salão. Sua música dançante e contemporânea já foi apresentada em várias partes do Brasil em shows, festivais e comemorações ao ar livre. Depois de lançar dois álbuns com suas Correntes (Um Pé na Meia, Outro de Fora, 2005, e Dança da Noite, 2010), o músico criou a Orquestra do Sucesso, um verdadeiro time de instrumentistas em que se destacam o naipe de metais e a percussão. Como compositor, ficou conhecido através dos versos de “Xirlei”, gravada também por Gaby Amarantos e que virou um hit nacional.

Domingo e terça-feira

16h30 |Nalla Costa  + Banda Theo com Sétima

Theo com Sétima e Nalla é um projeto de música na rua encabeçado pelo saxofonista Danúbio Pantoja, a cantora Nalla e o baterista Fábio Xucuru. Dos ritmos, reggae, jazz e blues fazem parte do repertório.

OFICINAS*

Sábado

14h | Kokedama | Com @sekaiatelie

Kokedamas, de origem japonesa, significa “bola de musgo” e são usadas para cultivar diferentes espécies de plantas. Na oficina, serão ensinadas técnicas de cuidados e montagem. Você monta e leva pra casa o seu.

16h | Cerâmica para crianças | Com Projeto Ser Âmica (@projetoseramica)

Serão ensinado técnicas básicas em cerâmica para crianças, estimulando a criatividade, através do tato e livre imaginar.  O projeto Seramica realiza oficinas profissionalizantes de cerâmica com adolescentes em situação de vulnerabilidade social do “Instituto Movere”, indicado pela Panco.

A partir de 4 anos.

17h | Mindfullness, com Maria Camila

Maria Camila é psicóloga institucional e professora de Psicologia. A oficina tem como objetivo apresentar algumas práticas de atenção plena como um recurso de autoconhecimento e bem estar. Conceitualizar o que é Mindfulness, sua utilidade e prática no dia a dia.

Domingo

14h | Expressão Criativa, com Lina Rinaldis da @curaqueflua

Lina Rinaldis, ilustradora e artesã entusiasta por toda forma de expressão criativa. Em sua marca, Cura que Flua, ela mistura suas artes autorais com curas que vêm da terra, preparadas de maneira artesanal e com boa energia.  Nesta oficina ela se propõe a guiar uma jornada para resgatar a criatividade lúdica, leve e sem julgamentos através da construção de um estado presente e fluido de expressão. Uma reconexão com nosso Eu mais autêntico por meio de um exercício que nos faz parar, respirar, auto observar e criar livremente. Desenhos, receitas, poemas, dobraduras, frases soltas, rabiscos e até mesmo o silêncio absoluto são bem-vindos, nesta “alquimia artística”, a ideia é buscar a essência do Ser, transformá-lo em arte.

15h30 | Cole essa ideia  (infantil), com Paula Freitas (@paulafreitlop)

Pensar, formar, carimbar e colar. A oficina tem como objetivo estimular a criatividade através das palavras. Dinâmica: estimular a criatividade através das palavras. Em grupo, as crianças pensam em palavras, carimbam formando frases e colando por aí. Idade: a partir de 5 anos.

17h | Minha primeira horta – (Infantil), com Jardim de Perto (@jardimdeperto)

Serão ensinadas técnicas básicas para fazer uma mini-horta, cuidar e depois a criança leva pra casa.  Todo o material incluso. Idade: a partir dos 4 anos.

*As oficinas tem entrada gratuita, com material incluso. Para participar é necessário retirar senha com 1h de antecedência na recepção do MIS. Elas acontecem na Sala de interfaces (2º andar) e têm capacidade para 10 pessoas por turma.

Terça-feira

14h | Técnicas de pintura em tecido, com Duda Alelaf

Serão ensinadas técnicas básicas de pintura em tecido utilizando materiais orgânicos. No final da oficina, cada aluno montará uma flâmula em algodão cru, aplicando o que foi aprendido e levando pra casa para enfeitar aquele cantinho especial.

Duda Alelaf é publicitária, designer e artista visual. Com experiência em criação e desenho artístico, desde 2015 participa de exposições de arte e feiras criativas. Atualmente abriu sua própria marca slow fashion, desenvolvendo peças de roupa customizadas e ensinando diversas técnicas de arte em diferentes superfícies.

Crédito: Thiago Santos MIS recebe Feira Criativa no feriado

15h30 | Ervas: cura e limpeza energética, com Stéfani da Ynayê
As plantas possuem princípios ativos terapêuticos que, em contato com a pele, liberam vibrações energizantes, calmantes e afrodisíacas. Agem tanto no físico como no espiritual. Aprenda uma das técnicas utilizadas para uma limpeza energética através das ervas. O banho de ervas torna-se uma fonte vital para o ser humano, recarregando as energias.

A Ynayê proporciona produtos 100% naturais, que emite vibrações para que você se alinhe com sua natureza real, sua essência mais pura de luz e amor. Ajudando na harmonização e equilíbrio das energias.

17h | Grafite: técnicas básicas, com Baleia do Studio Baleia
Na oficina serão ensinadas técnicas básicas do grafite – teoria e prática.
Studio Baleia: espaço criado para criação de artes urbanas. Desde 2008 transformando espaços urbanos em galerias a céu aberto com projetos de grafite coletivo, além de desenvolver projetos de decoração e workshops.

*As oficinas tem entrada gratuita, com material incluso. Para participar é necessário retirar senha com 1h de antecedência na recepção do MIS. Elas acontecem na Sala de interfaces (2º andar) e têm capacidade para 10 pessoas por turma.

ONGs, tattoos, tarot e customização

Espaço social
Espaço dedicado à ONGS convidadas para mostrar seus trabalhos sociais feitos tanto no Brasil como no exterior. ONGs convidadas:Meu Mandacaru, Sacola Tropical, Projeto Seramica, Pés Livres e Hai Africa.

Flash tattoo, com a tatuadora Jana Sirena (a partir de 150,00)

Tatuagens com desenhos botânicos e predominância da cor preta (técnicas de sombreado).

Espaço místico

Consulta tarot – Com Renata Carneiro + Massagem relaxante, com a fisioterapeuta Vivian Carneiro

Cartas de Tarot sob a mesa
Crédito: iStock | humoniaConsultas de Tarot fazem parte da programação da feira

Customização de jaquetas, com a ilustradora Duda Alelaf

A Ilustradora e empresária Duda Alelaf participa todos os dias customizando jaquetas na hora. (Gratuito)