Goma-Laca lança disco com Juçara Marçal, Siba e grande elenco

Disco reúne nomes como Alessandra Leão, Pastoras do Rosário, Siba, Juçara Marçal, Marcelo Pretto e Lívia Mattos

facebook: facebook.com

Por: Redação | Comunicar erro

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Goma-Laca acaba de divulgar seu segundo álbum. Intitulado “Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston”, trabalho conta com as participações de Alessandra Leão, Pastoras do Rosário, Siba, Juçara Marçal, Marcelo Pretto e Lívia Mattos, além de instrumentistas como Marcos Paiva, Rodrigo Caçapa e André Mehmari.

O show acontece no Sesc Pinheiros, sábado, dia 13 de julho, às 21h. Os ingressos estão à venda por R$ 30, mas leitores VilaMundo e Catraca Livre podem garantir entrada grátis. Curta a página do VilaMundo no facebook e o post evento, depois deixe seu nome nos comentários. As primeiras 2 pessoas a completarem todos os passos ganham um par de ingressos cada para o show.

Crédito: José de HolandaDisco reúne nomes como Alessandra Leão, Pastoras do Rosário, Siba, Juçara Marçal, Marcelo Pretto e Lívia Mattos

Ao todo, CD reúne 20 gravações que visitam a publicação “Chants Populaires du Brésil”, da cantora e folclorista brasileira Elsie Houston, responsável por compilar canções tradicionais de gêneros como modinhas, emboladas, temas do candomblé, cocos, jongos e cantigas indígenas. Raro e até hoje inédito no país, o livro é de 1930.

“Esse é um labirinto de melodias que há séculos se cruzam, se fundem e se reinventam na inspiração de cada um, com músicas fascinantes que até hoje reverberam”, explicam –  sobre a diversidade do repertório e o processo da pesquisa – Biancamaria Binazzi e Ronaldo Evangelista. Ambos são idealizadores e condutores do Goma-Laca.

Para acompanhar essa estreia, um livreto de 100 páginas. Nele, uma retrospectiva biográfica da personagem central do registro, fotografias, manuscritos e textos detalhados sobre todas as faixas. Essa publicação traz, ainda, ilustrações em linoleogravura da artista Heloisa Etelvina. Material poderá ser baixado gratuitamente no site goma-laca.com. Lá também poderá ser encontrado diversos conteúdos complementares, incluindo vídeo-documentário, artigos e áudios originais.

“Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston” resgata antigas sonoridades e promove conexões com o universo musical contemporâneo, ressignificando, principalmente, a importância de Elsie Houston na nossa história, seu pioneirismo feminino na pesquisa e difusão internacional da música tradicional brasileira e valiosa trajetória artística.

“Além de única, ela foi vanguarda”, comenta Biancamaria. “Sua biografia passa por modernismo brasileiro, surrealismo francês, Stravinsky, bumba-meu-boi e candomblé, Benjamin Péret, Mário de Andrade, Villa-Lobos, Mário Pedrosa, Pagu, Tarsila do Amaral e Tio Faustino. Na música, rompeu as barreiras entre popular e erudito, levando para o canto lírico o temperamento da música de rua e de terreiro. E vice-versa”, finaliza.

No palco, banda base será formada por ilú, contrabaixo, violoncelo e flauta, além de participações de viola, vibrafone, rabeca e sanfona.

Compartilhe:

Tags: #Grátis #Sesc Pinheiros #Show
Autor: Por: Redação