Artista de rua brasileiro ganha exposição em Barcelona

O blog Viagem em Pauta conversou com Fábio Oliveira, o Cranio, um dos melhores artista de rua do mundo

O nome dele pode soar desconhecido para pedestres distraídos e apressados, mas que atire a primeira lata de spray quem nunca viu seus indiozinhos azulados dando uma colorida no cinza das ruas de São Paulo.

 
Créditos: zupi
 

Há três meses na Europa criando murais com seus famosos índios, Cranio abre neste sábado, 9 de agosto, sua exposição em Barcelona, Espanha.

Ex-estudante de Letras, de onde vem seu nome artístico, o artista paulistano Cranio trocou as letras pela tinta e hoje é reconhecido pela mídia internacional como um dos melhores artistas de arte urbana.

 
Créditos: zupi
 

A arte de rua agradece a escolha.

Fábio Oliveira usa o cotidiano da metrópole como sua principal inspiração para essa nova série de trabalho como os problemas sociais, de infraestrutura e segurança.

wp-image-682656 size-full
Créditos: zupi
wp-image-682656 size-full
“Mickey Cranio”, obra do artista brasileiro Cranio[/img]

O evento em Barcelona é organizado pela Casa Verdí BCN e Zupi, e contará com música ao vivo e discotecagem de DJ’s.

O blog Viagem em Pauta conversou com o artista hoje pela manhã e essas são as dicas exclusivas que Cranio deu para os leitores do site:

 
Créditos: zupi
 

1. Costa Brava:  Entre um grafite e outro, o artista Cranio tem frequentado a região da Costa Brava, na província de Girona, Catalunha. “São várias praias maravilhosas, a uma hora de Barcelona”, afirma Cranio, quem esteve em Palamós, uma região conhecida pelas praias de areia fina, penhascos e geografia acidentada.

Com uma costa de 214 quilômetros de extensão, a Costa Brava abriga atrações como praias (algumas delas certificadas com Bandeira Azul), as Islas Medes (arquipélago em pleno Mediterrâneo) e áreas verdes como o Parque Natural Cap de Creus e o Parque Natural Aiguamolls.

2. Big Walls: Este projeto promovido pela plataforma de arte Rebobinart tem como proposta fazer intervenções em espaços de grandes escalas e abriga a maior concentração de street art de Barcelona.

 
 

Foi ali que Cranio pintou seu muro mais alto em toda a Europa, cujo trabalho pode ser visto ao lado de outros grafites, no bairro de Poblenou. Saiba mais 

Sobre o artista
Cranio, o nome artístico de Fábio Oliveira, cresceu na zona norte de São Paulo, região da cidade que ele considera sua maior influência.

A partir de 1998, Fábio começou a cobrir o cinza dos muros com sprays, criatividade e bom humor.

Sua marca registrada são os grafites de índios, ideia que nasceu da tentativa de encontrar um personagem com a cara do Brasil. Com um toque azul e uma linha marcante, a figura brasileira está sempre em situações engraçadas que roubam olhares e ainda instigam o observador a pensar sobre questões contemporâneas como consumismo, identidade e meio ambiente.

O pintor catalão Salvador Dalí e desenhos animados são algumas das referências que Cranio guarda em mente.

Confira abaixo o vídeo que o artista enviou, diretamente de Barcelona, para o Viagem em Pauta:

Expo Cranio: Cotidianos
Onde:  Barcelona Culture World (Carrer del Doctor Trueta, 192 – Barcelona)
Quando: de 9 a 23 de agosto
Quanto: Catraca livre
Site: cranioartes.com