Kuala Lumpur, um paraíso vegetariano na Ásia

Por Vegan4You

Essa foi uma viagem que fizemos na época em que éramos vegetarianos e não veganos, mas queremos compartilhar nossa experiência dos lugares vegetarianos que estivemos e fizemos uma nova pesquisa sobre a cidade, que vale muito a pena conhecer.

O casal Elton Bastos e Juliana Molina diante da Petronas Twin Towers, em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur, na Malásia, KL como alguns dizem… sabe quando você vai aquele lugar meio que sem acreditar que pode ser bom? Esta foi a sensação quando “tivemos” que ir a Kuala Lumpur. O tivemos deve-se ao destino ser a porta de entrada para nossa viagem a Tailândia, já que entrar por Bangcoc na época estava mais caro, mas que surpresa boa foi esta cidade… inesquecível!

Um dos pratos servidos pelo restaurante Origin, em Kuala Lumpur

Pesquisamos antes, olhamos algumas referências, revistas, sites e nós jogamos para desbravar esta cidade que é uma mistura de moderno, ancestral, hindu, budista e muçulmana, que “salada”, e o mais incrível, todos vivendo harmoniosamente, cada respeitando a crença do outro.

Um detalhe legal… ao chegar na Malásia, uma recepção bem calorosa do tipo “Are you brazilian?  Great!! Welcome to Malaysia, welcome to KL” e um mega sorriso na rosto. A partir daí achamos que seria muito boa nossa passagem. E o que comemos lá? Onde comemos? Lovin Huttttttttt, mas não foi só isso… pudemos identificar em nossas pesquisas mais de dez veganos, uns 30 vegetarianos com opções veganas e alguns outros muitos veg friendly.

Estátua do Lord Murugan

Ficamos apenas duas noites lá, pouquíssimo tempo (ficaríamos uma semana pelo menos), por isso escolhemos restaurantes que estivessem no caminho das maiores atrações da cidade.

Em nosso objetivo estava conhecer as Petronas Twin Towers, os templos nas Cavernas Batu (Batu Caves), o templo Hindu Sri Maha Mariamman, Menara Tower, Chinatown e o centro da cidade.

No roteiro estavam o The Origin, um café bem legal com boa comida. Ingredientes frescos e orgânicos. Opção boa para quem não come alho nem cebola, eles são “Onion and Garlic Free”. Destaque para dois pratos típicos que são o Asam Laksa, espécie de sopa com noddles, legumes, muitos condimentos e pimenta e Nasi Lemak to Spaghetti, prato local também com leite de coco na receita, gengibre, canela… pimenta e mais pimenta.

Asam Laksa, um dos pratos típicos do Origin

Também conhecemos o Blue Boy Vegetarian Food, pertinho do nosso hotel. É muito diferente, pois dentro do espaço que é o restaurante há “barraquinhas” individuais onde cada proprietário vende um tipo de prato. Não é o lugar mais higiênico do mundo, mas há diferentes opções veganas, come-se bem e muito barato.

Muito tradicional mundo a fora é o Lovinhut é uma ótima opção, o padrão do restaurante ajuda muito. Escolhemos o Loving Hut Wisma NV Multi Outlet, pois era o mais próximo do nosso hotel. Este foi uma opção fora de mão em relação aos atrativos que pretendíamos visitar, mas os 50 min entre metro, caminhada e táxi valeram a pena.

Interior de um dos restaurantes do Lovinhut

Quando fomos as famosas Batu Caves e Templos Sri Subramaniar, onde tem as famosas estátuas de Murugan, Subramaniam não encontramos pela internet opções ou referencias, mas além da surpresa que foi a visita aos templos, por se tratar de deuses hindus, encontramos duas boas opções vegetarianas e veganas, os restaurantes Rajan, são duas.

Os pratos são à la carte, é possível identificar alguns ingredientes no Menu, mas a falar “no milk” é essencial. Não há sites destes restaurantes, mas não há como errar devido a placa indicativa.

Vocês já tinham ouvido falar de Kuala Lumpur? Gostaram? Esperamos que sim.