CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Start-up contrata aposentados para entregas de bicicleta

Por: qsocial
Divulgação/Kiezkaufhaus
Idoso faz entrega de produtos alimentícios

Um modelo de negócios que traz a solução para quatro problemas bem contemporâneos: pressão das grandes cadeias sobre pequenos negócios, oportunidades de trabalho para aposentados, mobilidade urbana e emissões de carbono na atmosfera.

Assim é a Kiezkaufhaus, que incentiva moradores de Wiesbaden, na Alemanha, a comprar de pequenos comerciantes. Nos dias de semana, tudo é feito on-line. Nos finais de semana, o site fecha para incentivar as pessoas a comprar presencialmente nas lojas da cidade.

Reprodução/site Kiezkaufhaus
Crédito: PicasaProdutos à venda no site, que reúne lojas locais de Wiesbaden

As entregas dos produtos são feitas no mesmo dia. Com um detalhe: de bicicleta motorizada e por aposentados. “Eles gostam de pedalar, é saudável”, disse Nanna Beyer ao “FastCo”. “E queríamos integrá-los à sociedade de uma forma a dar a eles um papel vital.”

“As bicicletas de carga são realmente atraentes se você as vê rodando nas ruas. As cabeças se viram [para olhá-las]. É legal que idosos as conduzam, não os típicos hipsters digitais.”

A cidade alemã foi escolhida no projeto-piloto porque, além de conservadora, não está bem ranqueada como “bike-friendly”. “Se funcionar em Wiesbaden, provavelmente funcionará em qualquer outra cidade”, acredita Nanna.

Compartilhe: