Canudinho comestível e biodegradável é opção ao de plástico

Por: Redação

Pedir um suco ou refrigerante ao garçom e recebê-los com canudinho é algo corriqueiro para todos nós. O que poucos sabem é que esses pequenos tubos representam uma ameaça ao meio ambiente, uma vez que são compostos por polipropileno e poliestireno e, desta forma, não são biodegradáveis.

Com uma vida útil estimada em 4 minutos, suficiente para uma bebida ser ingerida em sua totalidade, o canudinho leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza. Durante esse período, o material se desintegra em pedaços menores e acaba sendo ingerido por animais.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Canudinhos da marca Sorbos são 100% biodegradáveis e podem ser coloridos

De acordo com a campanha “The Last Plastic Straw” (O Último Canudo de Plástico), 500 milhões de canudinhos são usados diariamente só nos Estados Unidos. Na Califórnia, o item está entre os dez mais encontrados no International Coastal Cleanup Day, campanha estadual para limpeza da costa.

Insatisfeitos com esta situação, os espanhóis Víctor Sánchez, Enric Juviña, Michael Barffé e Carlos Zarzano decidiram fazer do problema uma oportunidade de negócio. Foi então que criaram a Sorbos, marca de canudos comestíveis e 100% biodegradáveis.

Os canudinhos possuem diversos tamanhos, não exigem métodos especiais de conservação e podem ser encomendados de forma personalizada, com a logomarca de uma empresa ou de um evento, por exemplo.

Os canudinhos são entregues dentro de embalagens sofisticadas

Há opções de sabores em limão, laranja lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre.  Segundo os empresários, os canudos não alteram o sabor da bebida e levam até uma hora para se desmancharem. Cada unidade tem 24 calorias.

Eles podem ser adquiridos no site da marca, onde é possível também solicitar mudanças em serigrafia, cor e desenho. Um pacote básico sem serigrafia com 40 unidades e sabores sortidos custa, por exemplo, ‎€ 13,50 (R$ 53), sem frete.

Os canudinhos comestíveis Sorbos podem ter logomarca personalizada

Mas atenção: vegetarianos e veganos devem avaliar o consumo dos canudinhos Sorbos. Isso porque eles são produzidos com gelatina de origem bovina.

Na dúvida, vá pelo caminho mais simples: beba diretamente no copo – não descartável, claro.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: