As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis

As melhores soluções sustentáveis

Ferramenta mapeia empresas para gerar economia na conta de luz

Startup usa medidores próprios de energia e uma plataforma web para identificar onde e como as organizações podem reduzir seu consumo de eletricidade

Olhe bem para a sua conta de energia elétrica. Ela diz apenas se você gastou muito ou pouco. E se precisa dar um jeito de economizar. Surgem, então, pensamentos como “Acho que vou reduzir o tempo no banho”, ou “Vou deixar de dormir com a TV ligada”. E muito na base do “achismo”. Agora imagine essa realidade em uma empresa, onde ocorrem múltiplas atividades e processos. Para mapear os gastos de eletricidade nesses casos, uma startup criou uma ferramenta para a economia na conta de luz.

O sistema parte do princípio de que indústrias e estabelecimentos comerciais possuem, em média, um potencial de 30% de economia de energia “escondido” entre seus procedimentos cotidianos.

Mas, afinal, onde exatamente dá para “enxugar” o consumo com melhor custo-benefício, sem prejuízo aos resultados obtidos nas ações? Essa é a resposta prometida pela ferramenta.

E como ela funciona? Inicialmente, são instalados medidores de energia inteligentes próprios. As informações coletadas por eles são, então, enviadas para uma plataforma web.

A ferramenta de economia na conta de luz identifica desperdícios em meio aos processos empresariais
Créditos: iStock/lovelyday12
A ferramenta de economia na conta de luz identifica desperdícios em meio aos processos empresariais

O segredo, a partir daí, está no software da plataforma. Ele possui desde ferramentas simples de monitoramento, apontando quem consome energia, como e onde, até funções mais complexas que indicam potenciais de economia e de eficiência energética. E pode ser operado tanto por especialistas como por leigos.

A startup, batizada de CUBi, foi criada por quatro jovens de São Paulo enquanto faziam mestrado no Rochester Institute of Technology, em Nova York, EUA. E foi na própria universidade que testaram o sistema de economia na conta de luz em primeira mão.

Lá, o resultado foi impactante: a instituição conseguiu economizar US$ 1 milhão na despesa com energia elétrica.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Os quatro empreendedores que fundaram a CUBi são Rafael Turella, Ricardo Dias, Bruno Scarpin e Tiago Justino. Segundo Turella, o mapeamento feito pelo sistema que projetaram é eficaz também por estar associado à educação dos colaboradores das empresas.

A startup, então, atua nesse sentido mais comportamental, mostrando didaticamente aos profissionais onde e como, em suas tarefas diárias, podem gastar menos energia sem prejudicar os resultados dos processos. E sem “achismos”, no caso.

Leia também: Arquitetos projetam vila ecológica para 830 pessoas

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.