As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis

As melhores soluções sustentáveis

Festa de Réveillon sustentável agita uma das praias mais famosas

Em Jericoacoara (CE), canudos e copos de papel não terão vez no evento, que promete ainda uma miniusina de reciclagem para tratar o lixo gerado no local

Já programou o seu final de ano? Que tal passar a virada em uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo? É também uma oportunidade de conferir de perto a festa de Réveillon sustentável que o município de Jijoca de Jericoacoara (CE) prepara para a entrada de 2019.

O evento da virada em Jericoacoara, John John Rocks Jeri 2019, promete dar o exemplo de como entreter 5.000 pessoas sem deixar uma pegada ambiental que já manche o calendário do novo ano.

A empresa Samba Marketing ao Vivo, que organiza a festa em parceria com a prefeitura da cidade, não vai, por exemplo, gastar recursos locais de energia, água e esgoto.

Enquanto caminhões-pipa serão responsáveis pelo fornecimento de água para o evento, geradores vão garantir a energia necessária à diversão. Os dejetos dos banheiros, por sua vez, serão recolhidos em bolsões e enviados para a estação de tratamento de Jericoacoara.

Todos os resíduos sólidos produzidos durante a festa serão separados para encaminhamento à Usina de Reciclagem de Jijoca de Jericoacoara. Uma equipe de 50 pessoas trabalhará em uma espécie de miniusina montada especialmente no evento para captar e separar esses dejetos.

A festa de Réveillon sustentável vai esquentar ainda mais o clima em Jericoacoara
Crédito: Divulgação/Beto MelãoA festa de Réveillon sustentável vai esquentar ainda mais o clima em Jericoacoara

Canudinhos e copos de plástico também estarão banidos do lugar. Os copos serão de fibra de mandioca.

Já os canudos de papel darão boas-vindas a uma lei municipal que passa a vigorar justamente em 1º de janeiro de 2019: a proibição desse tipo de artefato feito de material plástico.

A prefeitura, por sinal, tem intensificado medidas de impacto ambiental. “Criamos uma lei municipal que obriga os grandes geradores de resíduos a separá-los para reciclagem”, exemplifica Ricardo Gusso Wagner, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.

Dessa forma, a animação da festa de Réveillon sustentável em Jericoacoara não ficará por conta “apenas” de atrações musicais como a cantora Anitta.

A alegria, no caso, também se deverá à preservação do ambiente em um ponto do globo tão bonito por natureza.

Leia também: Pesquisador cria hortas urbanas com plantas da Amazônia

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: