7 negócios a partir de R$ 4,9 mil para trabalhar do celular

Mais enxuto, modelo de negócio não requer muitas despesas fixas, que acabam sendo entraves no desenvolvimento de qualquer empresa

Empreender sem um ponto comercial é o desejo de muita gente por conta dos altos custos envolvidos. Para montar uma estrutura física, além de dinheiro, é preciso que o empresário dedique seu tempo a isso. É necessário pesquisar um local adequado, elaborar um projeto e colocá-lo em prática, o que nem sempre é tarefa das mais simples.

Por isso, negócios que podem ser tocados de casa tem sido uma boa pedida para quem não quer enfrentar este tipo de problema. É o caso das franquias ‘home based’, que muitas vezes necessitam de apenas um computador e um celular para que o franqueado possa trabalhar.

Segundo dados divulgados no primeiro trimestre de 2018 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a participação da modalidade “Outros” no universo de franquias, que abrange operações ‘home based’, ‘delivery’ e venda direta, aumentou de 3% para 5%. Já as lojas tradicionais recuaram de 90% para 88%.

Participação de unidades ‘home based’ no franchising passou de 3% para 5%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Participação de unidades ‘home based’ no franchising passou de 3% para 5%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Além de oferecer valor de investimento baixo, este tipo de negócio não requer muitas despesas fixas, que acabam sendo entraves no desenvolvimento de qualquer empresa.

Para Kawel Lotti, fundador e CEO da Ceofood, uma franquia de aplicativo de ‘delivery’ gastronômico, este modelo vai além da questão estrutural. “Hoje o Brasil tem milhões de pessoas desempregadas e a economia ainda não vai bem. As dificuldades são grandes e o povo não tem dinheiro para montar uma empresa de R$100 mil, R$200 mil. Neste sentido, modalidades de baixo investimento se apresentam como uma alternativa para quem quer empreender”, explica.

Abaixo, listamos sete opções de franquias que necessitam de apenas um computador e um celular para trabalhar. Confira:

Lançada em março de 2018, a Ceofood é uma franquia de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior.

Na prática, o franqueado atua com a prospecção de novos restaurantes para o aplicativo, que conta com mais de três mil estabelecimentos cadastrados.

O valor das mensalidades pagas pelos comércios varia entre R$99 e R$299. Para investir em uma unidade, o valor parte de R$4.990 mil com tempo médio de retorno previsto para até 12 meses (depende da atuação do franqueado).

A compra de um colchão sempre exigiu tempo para que o consumidor pudesse escolher, experimentar e tirar todas as dúvidas junto ao vendedor. Em contramão ao costume, a Cia do Sono inovou com um novo modelo de negócio para a venda do produto. A empresa desenvolveu o modelo de microfranqueados da rede realizarem a venda a domicilio, podendo assim, levar o produto até o consumidor. Existem duas opções para quem quer ser um micro franqueado: a pessoa pode pagar o investimento e começar diretamente, ou entrar como trainee e depois da décima venda passa a ser um microfranqueado. Para quem quer começar diretamente o valor de investimento indicado pela franqueadora parte de R$ 5.800,00 de taxa e mais R$ 2.500,00 em produtos para começar. O prazo de retorno médio de dois meses.

Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (depende da atuação do franqueado).

  • TFlow                              

A TFlow, franquia de vestuário masculino, entrou para o franchising em 2017 com dois modelos de negócios: quiosque em shopping, chamado de franqueado Rubi; e formato de venda direta, conhecido como franqueado Ouro. A marca, que produz camisetas, shorts e bonés para o publico masculino, também oferece a linha “Mete o Loco”, com estampas diferenciadas que mudam a cada 45 dias. Preferência entre os sertanejos, a TFlow veste celebridades como as duplas Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan. Para investir na marca, que nasceu no interior de São Paulo, o valor parte de R$15 mil com prazo de retorno de até três meses.

A franquia existe desde junho de 2017 e atua na prevenção e manutenção de infiltração em imóveis. Com tecnologia própria, a empresa está presente em nove estados brasileiros e conta atualmente com 22 operações. O formato de franquia é o ‘home based’ e cada franqueado precisa apenas de um veículo para transportar o equipamento patenteado pela Dr. Infiltração. O investimento inicial é de R$19,7 mil.

Única no segmento, a Franquia de Precatórios trabalha com a compra de precatórios federais. Com apenas 2% destes títulos sendo comercializados, a demora do governo em pagar as dívidas criou um mercado ascendente e ainda pouco explorado. O interessado em entrar no negócio não precisa ter conhecimento jurídico e atua com modelo home based. Toda a auditoria é feita pela franqueadora. Em agosto da franqueadora relançou seu modelo tributário. Na Franquia Tributária o franqueado vende precatórios municipais ou estaduais e direitos creditórios federais para empresas e pessoas físicas podem usar esses títulos para pagar suas dívidas. Atualmente a rede conta com 130 franqueados. A taxa de franquia é de R$20 mil, podendo ser paga em quatro parcelas semestrais. O tempo para retorno do investimento varia entre três e seis meses.

A Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 180 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. A vantagem de se tornar um franqueado é o baixo valor de investimento inicial, que é de R$34.900 e já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo de retorno desse valor é de três a seis meses.

Criada em 2015, em São Paulo, a Mil e Uma Sapatilhas é um negócio especializado no comércio de sapatilhas com preço acessível. Com produtos voltados para as classes B, C e D, os calçados custam entre R$ 35 e R$ 75. Em menos de três anos de operação, foram comercializados mais de dois milhões de calçados. Além de atuar no ramo do varejo, a marca trabalha com consultoras que revendem os produtos em casa. Atualmente, o negócio possui 25 mil revendedoras em todo país. Com investimento inicial de a partir de R$ 300, que seria a compra necessária de 12 pares de calçados, é possível ser uma consultora da marca. O prazo de retorno estipulado pela franqueadora é imediato.

O Clube de Permuta é uma plataforma que realiza trocas multilaterais de produtos e serviços entre as empresas associadas, sejam elas de grande ou pequeno porte. O Clube de Permuta se diferencia por ser uma empresa focada no relacionamento entre empresários para, assim, gerar permutas multilaterais dentro da plataforma.

Na prática, a companhia A pode vender feijão para a B e, com o crédito que receberá na transação, poderá adquirir um automóvel da C. Para se tornar um franqueado, é necessário ter um relacionamento multisetorial com empresários da região de atuação, justamente porque cada cidade comporta apenas uma franquia.

O valor de investimento inicial varia de acordo com a cidade. Há quatro categorias que levam em consideração alguns critérios como o PIB e quantidade de CNPJs no local. Isso varia entre R$120 e R$450 mil. O tempo médio de retorno é de até 22 meses.