Realizar “Teste A/B” pode te ajudar a alavancar seu negócio
Diversas empresas utilizam o e-mail marketing para divulgar melhor seus produtos para clientes ou consumidores. Mas, claro, não basta usar uma técnica solta de produção de e-mail. Traçar uma estratégia e saber utilizar direitinho as ferramentas certas é fundamental para o sucesso de uma campanha.
Uma das formas de aprimorar ainda mais a mensagem a ser mandada para os clientes é o famoso teste A/B. Para quem não sabe, ele serve justamente para “testar” as melhores formas as quais a estrutura de um e-mail marketing específico pode ficar – basicamente, qual versão fará seu trabalho com a melhor eficácia.
Mas como ele funciona? Bom, o teste A/B é feito da seguinte forma: dois modelos de e-mails são disparados para diferentes grupos. A diferença entre eles pode ter o título, o design, a disposição das informações entre outras funções.
A partir daí, os dados são analisados e é escolhida a versão que mais deu resultados, ou seja, foi eficaz. Se o A tinha um título x, B tinha um título y e A estatisticamente se saiu melhor, então o título x é melhor que y e será utilizado no envio definitivo do e-mail.
Simples, não? Porém, muitíssimo cuidado na hora da análise dos dados, que pode definir os caminhos de uma estratégia e de campanhas. Também é importante medir e testar um elemento de cada vez, já que o resultado deixará claro o que exatamente provocou a melhora dos resultados.
Esse teste também pode servir de diagnóstico para problemas no e-mail marketing e até mesmo em sites. Será que seu título é bom? O processo de cadastramento do seu site, por exemplo, é simples e prático? Resumidamente: o que impede seus números de serem maiores?
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