Só no discurso? Empresas dizem querer pessoas de 50 anos ou mais

Pesquisa mostra que 91% das companhias contratariam funcionários mais maduros, mas, na prática, 80% não possuem uma política estruturada para isso

Por: Redação | Comunicar erro

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Essa parece ser a lógica de quem comanda o mercado de trabalho atual. Afinal, de acordo com uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, 91% das empresas dizem que contratariam profissionais de 50 anos ou mais. Só que o discurso não se reflete na prática.

Mais de 90% das empresas dizem que contratariam profissionais de 50 anos ou mais, mas, na prática, não se estruturam para isso
Crédito: iStock/Katarzyna BialasiewiczMais de 90% das empresas dizem que contratariam profissionais de 50 anos ou mais, mas, na prática, não se estruturam para isso

Isso porque, das companhias que responderam à mesma pesquisa, 80% afirmaram não possuir um programa de contratação para empregados com mais de 50 anos.

Ué! Então, querer não é poder nesse caso? De boas intenções o inferno está cheio? O discurso das empresas é de fachada?

Percepções sobre o mercado de trabalho

Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half, dá uma relativizada no paradoxo dos números.

Segundo ele, o fato de uma empresa não ter um programa estruturado de contratações de profissionais de 50 anos ou mais não significa que ela não contrate pessoas dessa faixa etária.

Os dados fazem parte do 8º Índice de Confiança Robert Half, estudo trimestral da companhia de recrutamento sobre as percepções dos profissionais em relação ao mercado de trabalho.

A pesquisa, que teve 387 respondentes de diversas regiões do Brasil, apontou ainda que as áreas mais propensas a receber profissionais de 50 anos ou mais com curso superior são: administrativa (75%), gerência (70%), contabilidade (60%), jurídico (52%) e tecnologia (35%).

Com informações do G1

Leia também: Até 2030, 80 milhões de empregos sumirão com mudanças climáticas

Compartilhe:

1 / 3
1
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
2
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …