Cães ajudam na inclusão de crianças com autismo

“Como mãe, presenciei inúmeros momentos difíceis e dolorosos pelos quais meu filho passou, e chorei incontáveis vezes. Ontem, no entanto, eu chorei por um motivo diferente. É um sentimento indescritível”,  são as palavras de Shanna Niehaus, mãe de Kainoa Niehaus, um menino de cinco anos, diagnosticado com autismo, ao presenciar o encontro do pequeno com Tornado, seu novo amigo.

Muitas são as histórias que demonstram como os animais podem contribuir para os desafios de inclusão e socialização de crianças com autismo. A relação de Kainoa e Tornado é um exemplo.

Tornado é um cão serviço, treinado especialmente pelo 4 paws for ability , uma organização que prepara  cães para acompanharem crianças com autismo e veteranos de guerra que perderam membros do corpo.

A mãe, emocionada, observa seu filho interagindo com o cão.

Sobre a foto, a mãe disse: “Esta imagem captura a face de uma mãe que viu seu filho, que ela não pode abraçar, lavar, vestir, aconchegar e tocar estabelecer livremente contato com seu novo cão. Esta é a cara de uma mãe que viu inúmeras experiências de interações sociais de seu filho, na tentativa de ter uma migo, ou estabelecer algum tipo de conexão, falharem.

A família mora no Japão, mas viajou até Ohio, nos EUA, onde fica o centro, para buscar o cão.
Também no centro, Jayden conhece Clara, sua nova amiga canina.

Leia também:

Com informações da BBC.