Carona em guarda-chuva incentiva cultura de compartilhamento

Ação no Brasil e na Inglaterra desenvolvida por publicitários busca desenvolver empatia e a solidariedade entre desconhecidos

Se chove e vamos para o mesmo destino, por que não dar carona no guarda-chuva, mesmo para quem a gente não conhece? Para estimular a cultura do compartilhamento, uma dupla de publicitários colocou pedestres no Brasil e na Inglaterra diante dessa questão.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Ação incentiva compartilhamento por meio de carona no guarda-chuva
Créditos: Divulgação
Ação incentiva compartilhamento por meio de carona no guarda-chuva

Primeiro, marcaram pontos em locais movimentados. Em São Paulo, foram três na região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, zona sul da capital. Em Londres, dois na área central de Paddington.

Criaram uma sinalização em forma de gota. E lá seria o ponto de encontro da carona: quem tem guarda-chuva e quem precisa de um.

Iniciativa foi desenvolvida em Paddington, região central de Londres
Créditos: Divulgação
Iniciativa foi desenvolvida em Paddington, região central de Londres

“Tentamos incentivar as pessoas a dividir o guarda-chuva, já que muitas acabam indo para o mesmo destino”, conta Ramon Ballverdú, que cocriou a iniciativa no Brasil. Na Inglaterra, a experiência foi desenvolvida por Caio Turbiani.

A ação despertou a atenção de quem passava pelos locais. “No momento da instalação, algumas pessoas ficaram curiosas em entender do que se tratava”, diz.

Ballverdú conta que houve quem sugerisse estender a iniciativa para outras regiões da capital paulista.

Ponto de carona no guarda-chuva em São Paulo
Ponto de carona no guarda-chuva em São Paulo

“Um casal colou o adesivo em seu guarda-chuva, marcando-o como disponível para carona. Disseram não se importar em dividi-lo com desconhecidos”, afirma.

É possível fazer o download das peças em http://bit.ly/umbrelift.

Em parceria com qsocial