Contra coronavírus, Dia de Doar ganha edição extra neste mês

Campanha realizada tradicionalmente no segundo semestre acontece em 5 de maio

O Dia de Doar, realizado mundialmente no fim do ano, ganha uma edição extra: em 5 de maio, contra o novo coronavírus. A ideia é arrecadar recursos para reduzir os impactos da Covid-19.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Dia de Doar Agora será realizado simultaneamente em diversos países
Créditos: Divulgação
Dia de Doar Agora será realizado simultaneamente em diversos países

A época original do evento, que promove a cultura de doação, permanece no segundo semestre – será em 1º de dezembro. Mas a emergência da situação atual exigiu um esforço adicional, que recebeu o nome Dia de Doar Agora. No exterior, foi batizado #GivingTuesdayNow.

Até agora, no Brasil, foram captados quase R$ 4 bilhões, em função do novo coronavírus, segundo o Monitor das Doações. São mais de 200 campanhas e 159 mil doadores no país.

Dia de Doar ganha edição extra para mitigar impactos do coronavírus
Créditos: Divulgação
Dia de Doar ganha edição extra para mitigar impactos do coronavírus

A expectativa é ampliar esse valor. Mas não só. Celebrar o que já foi recebido e o poder de transformação das doações fazem parte do Dia de Doar Agora.

Por isso, a proposta é que cada participante do movimento crie sua própria iniciativa e compartilhe nas mídias sociais.

Essa data, lembra a organização do Dia de Doar, só existe com a união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando, seja estimulando a doação.

Há material de divulgação no site do Dia de Doar, especialmente feito para a edição contra o coronavírus. O internauta também encontra sugestões para a cultura de doação e dicas para as organizações que queiram participar do movimento no dia 5 de maio.

As opções para doação são variadas. Existem mapeamentos de iniciativas em relação à Covid-19, apps de doação como o Ribon e relações de ONGs que cumprem critérios como transparência e gestão.

Movimento sugere que cidadãos postem ações nas redes sociais
Créditos: Divulgação
Movimento sugere que cidadãos postem ações nas redes sociais

Vale apoiar e mostrar a boa ação, incentivando outros a aderir. Nas redes sociais, a ideia é usar as hashtags #DiaDeDoar, #DiaDeDoarAgora, #EuDoei e #OrgulhoDeSerDoador.

Dia de Doar: história

O movimento começou em 2012 nos EUA e, no ano seguinte, teve a participação do Brasil. Atualmente, 45 países fazem parte do Dia de Doar.

O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do ThanksgivingDay (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como BlackFriday e CyberMonday.

Há materiais de divulgação no site do Dia de Doar
Créditos: Divulgação
Há materiais de divulgação no site do Dia de Doar

Realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, o Dia de Doar reúne organizações e indivíduos que buscam promover mais generosidade na sociedade.

No Brasil, o #GivingTuesday tem como representante oficial a ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos). O evento é realizado em parceria com a Umbigo do Mundo.

Em parceria com qsocial