CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Galo da Madrugada busca reciclagem recorde no Carnaval

Catadores abrirão o primeiro dia de desfile do bloco, que já foi considerado pelo 'Guinness Book' o maior do mundo

Por: Redação

Quando o bloco Galo da Madrugada ocupar as ruas, muita gente estará de olho em outro recorde: o de maior ação de reciclagem em um Carnaval.

O Galo, que entrou em 1994 para o “Guinness Book” como o maior bloco carnavalesco do mundo, abrigará uma ação com catadores de material reciclável, que tem sido anunciada como a maior da história dos quatro dias de folia.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Ação de reciclagem no bloco Galo da Madrugada
Crédito: DivulgaçãoBloco Galo da Madrugada terá ação de reciclagem nos desfiles de SP e PE

Na linha de frente estará o projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”. Em parceria com cooperativas locais, será feita a gestão de resíduos recicláveis do Galo da Madrugada, nos dias 22/2, em Recife, e 25/2, em São Paulo.

No primeiro dia de desfiles, na capital pernambucana, a “Ala dos Catadores”, em homenagem a estes profissionais, abrirá o desfile.

Em Pernambuco, a ação envolverá as cooperativas Recicla Recife, Coocares, Coreplast, Esperança Viva, Cooper Recicla Torre, Pró-Recife, Verde é Nossa Vida, Coopagres, Resgatando Vidas, Eco Vida Palha de Arroz, Bola na Rede e Gusmão, além das secretarias municipais de Planejamento Urbano, da Mulher e do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Em São Paulo, contará com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela.

Ação de reciclagem

Ao todo, serão 400 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores.

Será feito também um trabalho de educação ambiental entre os foliões, com distribuição de sacolas recicláveis e orientações sobre como descartar corretamente os materiais recicláveis durante a festa.

Ação de reciclagem no bloco Galo da Madrugada
Crédito: DivulgaçãoProjeto Do Meu Lixo Cuido Eu apoiará a iniciativa

Em busca do recorde de reciclagem no Carnaval

Após a coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos aos blocos. Lá, serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

Será instalado ainda, nas duas cidades, um “Painel da Reciclagem”, placar que exibirá o quantitativo coletado nos dois dias de bloco. Os números também serão publicados no site Por um Carnaval Sustentável.

História da ação

A primeira edição do projeto foi iniciada no ano passado, no Rio de Janeiro. Foram coletadas mais de 30 toneladas de resíduos. Os recicláveis foram recolhidos durante ensaios técnicos e desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí.

Na ocasião, 95 profissionais trabalharam no projeto.

Ação de reciclagem no bloco Galo da Madrugada
Crédito: DivulgaçãoAção de reciclagem no Carnaval do Rio recolheu 30 toneladas de resíduos

Calcula-se que, com a reciclagem desses materiais, foram poupados 148 MWh de energia. Isso seria suficiente para abastecer mais de 2.000 residências populares durante um mês.

A ação é promovida pelo #VADELATA , movimento da Ball Corporation, e da Liga da Reciclagem, iniciativa da Novelis.

Compartilhe: