1 em cada 4 brasileiros não acredita que homem chegou à Lua

Em 16 de julho de 1969, EUA celebrava lançamento da missão espacial Apollo 11, marcando a chegada do homem à Lua. Ou não...

Por: Redação Comunicar erro

Um em cada quatro brasileiros não acredita o homem tenha chegado à Lua. É o que aponta pesquisa Datafolha realizada entre os dias 4 e 5 de julho, em 103 cidades brasileiras, com 2.086 entrevistados.

A quatro dias do aniversário de 50 anos do primeiro pouso tripulado na Lua, o levantamento aponta significativa descrença no feito de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que caminharam no satélite natural que orbita a Terra nem 20 de julgo de 1969.

Em 16 de julho de 1969, a missão Apollo 11 levou os primeiros homens à Lua

Os fatores

  • Escolaridade

A pesquisa indica que, entre aqueles que rejeitam a missão espacial da Apollo 11, há uma forte relação de baixa escolaridade. Para aqueles que cursaram apenas o ensino fundamental, 38% dizem que as viagens à Lua foram mentira e 8% alegam não saber.

Já entre aqueles que possuem ensino médio, os que acham que as missões não aconteceram caem para 21%, e os que não sabem, para 3%. Entre entrevistados com ensino superior, 14% consideram a chegada à Lua uma fraude e, neste grupo, 2% preferem não opinar sobre o assunto.

  • Idade

Outro fator que, aparentemente, contribui para a descrença nas missões à Lua é a idade. Ou seja, quanto mais velho o indivíduo consultado, aumenta a possibilidade dele não acreditar no feito alcançado pela tripulação do Apollo 11.

Neste recorte, ao consultar pessoas entre 16 e 24 anos, apenas 19% acreditam que se trate de uma farsa_resultado semelhante nas faixas entre 25 a 34 anos e 35 a 44 anos.

A partir dos 45 anos, entretanto, o cenário apresenta mudanças. Desta faixa até 59 anos, 29% afirmam que o homem nunca chegou à Lua.

A partir dos 60 anos, a porcentagem de pessoas que considera as missões uma farsa atinge representativos 36%, o maior extrato de negação apresentado na pesquisa.

  • Religião 

Ao que tudo indica, pouco importa ser católico ou evangélico no que diz respeito à opinião sobre as missões. Isso porque, para ambos os grupos, os resultados apresentam empate técnico.

Nos Estados Unidos

Não é apenas no Brasil em que a chegada do homem à lua é colocada em xeque. Em 1995, uma pesquisa da Time/CNN indicou que 6% dos americanos questionavam os pousos na Lua.

Oito anos depois, pesquisa realizada pelo Public Policy Polling indicou a credibilidade do apollo 11, que, em 2013, era rejeitada por apenas 7% da população. Hoje, pesquisa recém-divulgada pelo Ipsos revela que 6% dos americanos não creem na caminhada de Neil e Buzz pelo solo lunar.

A exemplo do que acontece no Brasil, os resultados colhidos nos EUA revelam que a descrença na Apollo 11 tem relação próxima com o baixo nível de escolaridade. Entre entrevistados do ensino médio, 51% acreditam na missão, enquanto 13% duvidam e 34% declaram não saber.

Mas ao contrário daqui, quanta mais alta a faixa de idade, maior é o número de pessoas que acreditam na missão histórica que, há 50 anos, levou o homem à lua. Ou não.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …