1 em cada 4 brasileiros não acredita que homem chegou à Lua

Em 16 de julho de 1969, EUA celebrava lançamento da missão espacial Apollo 11, marcando a chegada do homem à Lua. Ou não...

Por: Redação

Um em cada quatro brasileiros não acredita o homem tenha chegado à Lua. É o que aponta pesquisa Datafolha realizada entre os dias 4 e 5 de julho, em 103 cidades brasileiras, com 2.086 entrevistados.

A quatro dias do aniversário de 50 anos do primeiro pouso tripulado na Lua, o levantamento aponta significativa descrença no feito de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que caminharam no satélite natural que orbita a Terra nem 20 de julgo de 1969.

Em 16 de julho de 1969, a missão Apollo 11 levou os primeiros homens à Lua

Os fatores

  • Escolaridade

A pesquisa indica que, entre aqueles que rejeitam a missão espacial da Apollo 11, há uma forte relação de baixa escolaridade. Para aqueles que cursaram apenas o ensino fundamental, 38% dizem que as viagens à Lua foram mentira e 8% alegam não saber.

Já entre aqueles que possuem ensino médio, os que acham que as missões não aconteceram caem para 21%, e os que não sabem, para 3%. Entre entrevistados com ensino superior, 14% consideram a chegada à Lua uma fraude e, neste grupo, 2% preferem não opinar sobre o assunto.

  • Idade

Outro fator que, aparentemente, contribui para a descrença nas missões à Lua é a idade. Ou seja, quanto mais velho o indivíduo consultado, aumenta a possibilidade dele não acreditar no feito alcançado pela tripulação do Apollo 11.

Neste recorte, ao consultar pessoas entre 16 e 24 anos, apenas 19% acreditam que se trate de uma farsa_resultado semelhante nas faixas entre 25 a 34 anos e 35 a 44 anos.

A partir dos 45 anos, entretanto, o cenário apresenta mudanças. Desta faixa até 59 anos, 29% afirmam que o homem nunca chegou à Lua.

A partir dos 60 anos, a porcentagem de pessoas que considera as missões uma farsa atinge representativos 36%, o maior extrato de negação apresentado na pesquisa.

  • Religião 

Ao que tudo indica, pouco importa ser católico ou evangélico no que diz respeito à opinião sobre as missões. Isso porque, para ambos os grupos, os resultados apresentam empate técnico.

Nos Estados Unidos

Não é apenas no Brasil em que a chegada do homem à lua é colocada em xeque. Em 1995, uma pesquisa da Time/CNN indicou que 6% dos americanos questionavam os pousos na Lua.

Oito anos depois, pesquisa realizada pelo Public Policy Polling indicou a credibilidade do apollo 11, que, em 2013, era rejeitada por apenas 7% da população. Hoje, pesquisa recém-divulgada pelo Ipsos revela que 6% dos americanos não creem na caminhada de Neil e Buzz pelo solo lunar.

A exemplo do que acontece no Brasil, os resultados colhidos nos EUA revelam que a descrença na Apollo 11 tem relação próxima com o baixo nível de escolaridade. Entre entrevistados do ensino médio, 51% acreditam na missão, enquanto 13% duvidam e 34% declaram não saber.

Mas ao contrário daqui, quanta mais alta a faixa de idade, maior é o número de pessoas que acreditam na missão histórica que, há 50 anos, levou o homem à lua. Ou não.

Compartilhe:

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …