7 mulheres que se destacaram no mundo das artes

Por Caroline Arnold

Por: Redação | Comunicar erro

Para muitos, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, significa proporcionar um dia de princesa às mulheres que estão à sua volta, e por vezes se esquecem de que, na verdade, elas são guerreiras. Foi nesta data, em 1857, que 129 mulheres foram queimadas vivas dentro de uma fábrica têxtil por reivindicar seus direitos, como jornadas menores de trabalho e licença-maternidade.

A partir de tantos movimentos e resistência, as mulheres começaram a conquistar espaços na sociedade. Tomaram cada vez mais para elas o que lhe é de direito, como o respeito e a liberdade de serem o que querem ser. A luta é pelo poder de escolher, amar e trabalhar, de forma livre.

E para comemorar e mostrar estas significativas vitórias merecidas, selecionamos, nas artes, sete personagens que merecem destaque.

1ª Arte – Música

Eternizada nos anos 2000, a diva pop Beyoncé, quando ainda fazia parte do grupo Destiny’s Child, produziu a música “Survivor”, que se tornou um hino feminista para as novas gerações e conquistou as antigas pela representação que ela embutiu nesta canção. “Você pensou que eu estaria fraca sem você, mas estou mais forte (…) Eu sou uma sobrevivente (…) Eu não vou desistir (…) Eu não vou parar”

2ª Arte – Artes cênicas

A norte-americana Eve Ensler, em “Monólogos da Vagina”, expressou de forma descontraída e intensa os preconceitos que a sociedade tem em relação à mulher e sua sexualidade. A peça de teatro foi produzida em 150 países e traduzida para mais de 50 idiomas.

3ª Arte – Pintura

Ícone do feminismo, Frida Kahlo foi pintora e permaneceu por muito tempo em um relacionamento abusivo, o que se tornou a temática de seus quadros, representados por tanto sofrimento que a ativista viveu. Todo este enredo a transformou em uma das artistas de telas mais reconhecidas internacionalmente.

4ª Arte – Escultura

Não tem como falar do assunto sem mencionar Tomie Ohtake. Escultora de mão cheia, a artista é uma das principais representantes do abstracionismo informal. A japonesa, naturalizada brasileira, é considerada a “dama das artes plásticas” do nosso país.

5ª Arte – Arquitetura

Nascida no interior de São Paulo, Roda Kliass se tornou a primeira arquiteta paisagista brasileira e criou a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Além de projetar as áreas verdes e sinalizações da avenida Paulista, em 1973, ela revitalizou o Anhangabaú em 1981. Ainda, para contribuir com São Paulo, transformou o antigo Carandiru em um dos principais parques da zona norte da cidade, em 2007.

6ª Arte – Literatura

Escrita pela ativista Charlotte Perkins Gilman, em 1915, “Herland – A Terra das Mulheres” é uma das primeiras obras da literatura a explorar o feminismo. Inspirada em sua proposta, a Edipro relança o livro com uma produção totalmente feminina, do projeto editorial à divulgação, com prefácio de Juliana Gomes, coordenadora do projeto Leia Mulheres.

7ª Arte – Cinema

Com a direção de uma mulher, Niki Caro, o filme “Terra Fria” relata a vida de Josey Aimes, mãe solo, que faz parte das primeiras mulheres a trabalhar em minas de ferro, em Minnesota (EUA). Submetida a assédios sexuais, insultos e abuso físico, resolve abrir uma ação judicial que proporcionou precedentes para outros processos.

  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …