7 mulheres que se destacaram no mundo das artes

Por Caroline Arnold

Por: Redação | Comunicar erro

Para muitos, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, significa proporcionar um dia de princesa às mulheres que estão à sua volta, e por vezes se esquecem de que, na verdade, elas são guerreiras. Foi nesta data, em 1857, que 129 mulheres foram queimadas vivas dentro de uma fábrica têxtil por reivindicar seus direitos, como jornadas menores de trabalho e licença-maternidade.

A partir de tantos movimentos e resistência, as mulheres começaram a conquistar espaços na sociedade. Tomaram cada vez mais para elas o que lhe é de direito, como o respeito e a liberdade de serem o que querem ser. A luta é pelo poder de escolher, amar e trabalhar, de forma livre.

E para comemorar e mostrar estas significativas vitórias merecidas, selecionamos, nas artes, sete personagens que merecem destaque.

1ª Arte – Música

Eternizada nos anos 2000, a diva pop Beyoncé, quando ainda fazia parte do grupo Destiny’s Child, produziu a música “Survivor”, que se tornou um hino feminista para as novas gerações e conquistou as antigas pela representação que ela embutiu nesta canção. “Você pensou que eu estaria fraca sem você, mas estou mais forte (…) Eu sou uma sobrevivente (…) Eu não vou desistir (…) Eu não vou parar”

2ª Arte – Artes cênicas

A norte-americana Eve Ensler, em “Monólogos da Vagina”, expressou de forma descontraída e intensa os preconceitos que a sociedade tem em relação à mulher e sua sexualidade. A peça de teatro foi produzida em 150 países e traduzida para mais de 50 idiomas.

3ª Arte – Pintura

Ícone do feminismo, Frida Kahlo foi pintora e permaneceu por muito tempo em um relacionamento abusivo, o que se tornou a temática de seus quadros, representados por tanto sofrimento que a ativista viveu. Todo este enredo a transformou em uma das artistas de telas mais reconhecidas internacionalmente.

4ª Arte – Escultura

Não tem como falar do assunto sem mencionar Tomie Ohtake. Escultora de mão cheia, a artista é uma das principais representantes do abstracionismo informal. A japonesa, naturalizada brasileira, é considerada a “dama das artes plásticas” do nosso país.

5ª Arte – Arquitetura

Nascida no interior de São Paulo, Roda Kliass se tornou a primeira arquiteta paisagista brasileira e criou a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Além de projetar as áreas verdes e sinalizações da avenida Paulista, em 1973, ela revitalizou o Anhangabaú em 1981. Ainda, para contribuir com São Paulo, transformou o antigo Carandiru em um dos principais parques da zona norte da cidade, em 2007.

6ª Arte – Literatura

Escrita pela ativista Charlotte Perkins Gilman, em 1915, “Herland – A Terra das Mulheres” é uma das primeiras obras da literatura a explorar o feminismo. Inspirada em sua proposta, a Edipro relança o livro com uma produção totalmente feminina, do projeto editorial à divulgação, com prefácio de Juliana Gomes, coordenadora do projeto Leia Mulheres.

7ª Arte – Cinema

Com a direção de uma mulher, Niki Caro, o filme “Terra Fria” relata a vida de Josey Aimes, mãe solo, que faz parte das primeiras mulheres a trabalhar em minas de ferro, em Minnesota (EUA). Submetida a assédios sexuais, insultos e abuso físico, resolve abrir uma ação judicial que proporcionou precedentes para outros processos.

  • Leia também:
1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …