CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

94% das pessoas acreditam que ‘encoxada’ é violência sexual

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva entre os dias 15 e 20 de agosto

Por: Redação
A maioria das pessoas acredita que toques sem consentimento configuram estupro

A grande maioria da população avalia que a mulher ser “encoxada” ou ter o corpo tocado sem a sua autorização é uma forma de violência sexual.

De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada entre os dias 15 e 20 de agosto, com 2.030 mulheres e homens em 35 cidades brasileiras, 94% dos brasileiros acreditam que toques sem permissão é estupro. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, dia 4.

À Agência Brasil, o presidente do instituto, Renato Meirelles, analisou que “um juiz pode achar que não é violência sexual, mas 94% acham que é. E não estamos falando nem em ejacular“.

Segundo a pesquisa, apenas este ano 13,7 milhões de mulheres externaram terem sido “encoxadas” ou tiveram o corpo tocado sem autorização, o que representa 17% do total de mulheres adultas do país. O número é ainda maior (20%) entre as jovens, na faixa etária de 18 a 34 anos.

Cerca de 84 milhões de pessoas, ou 35% dos brasileiros adultos, conhecem uma mulher que foi beijada à força no último ano. O estudo também mostra 23% das mulheres (17,8 milhões) foram ameaçadas por algum homem este ano.

Campanha

Em meio a inúmeras denúncias de estupro no transporte público, diretoras de arte e criação de São Paulo criaram pôsteres para incentivar a punição dos casos de assédio sexual.

A campanha #MeuCorpoNãoÉPúblico disponibilizou os cartazes para as mulheres imprimirem e colarem nos veículos pela cidade. Veja aqui mais imagens.

Os cartazes foram criados após denúncias de abuso sexual no transporte público
  • Leia mais:
1
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
2
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
3
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
4
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
5
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
6
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
7
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
8
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …