A nova série da Jout Jout vai te ajudar a entender sobre política

Em ano de eleições, a escritora e youtuber aborda a importância de entender a respeito do tema para votar de forma mais consciente

Por: Redação
Crédito: Reprodução / YouTubeJout Jout vai publicar 10 vídeos sobre educação política

“Política não se discute”: quem nunca ouviu essa frase? Em reuniões de família, encontros entre amigos, grupos do WhatsApp ou no trabalho o senso comum leva as pessoas a evitarem o assunto, principalmente em ano de eleições. Mas você já parou para pensar que todas as ações do nosso dia a dia estão ligadas a decisões políticas?

Pensando nisso, o canal Jout Jout Prazer lançou uma série especial com o objetivo de debater o tema educação política. Com um olhar didático, a escritora e youtuber Jout Jout traz discussões pertinentes ao momento atual de crise nas instituições para ajudar os cidadãos a votar com mais consciência.

“Você tem a possibilidade de pegar um ônibus para se locomover? Isso é política! O fato de você ter um trabalho envolve política. Passou mal e precisou ir para o hospital? Também envolve política! TUDO na sua vida envolve política. Se você pode ouvir Lana del Rey é porque alguém permitiu essa troca entre países”, explica Jout Jout no início do primeiro episódio, “Política se discuti, sim, vó!”.

Em seguida, ela reflete sobre as pessoas, de modo geral, não gostarem de política. “É óbvio que você não gosta de política. Não ensinaram para você na escola, nem em casa, não ensinaram a ser legal gostar de política, as regras não são claras, não dá para entender o que os políticos falam, não dá para acompanhar quantos partidos têm e nem em que esquema de corrupção cada partido está envolvido”, afirma.

“É tudo muito confuso! Mas é confuso para todo mundo porque tudo é feito estrategicamente de um jeito que não dá para entender. E quanto menos a gente entender, melhor para quem está no poder”, completa a escritora.

Neste primeiro vídeo, Jout Jout também reforça a necessidade de debater as questões com pessoas de diversas ideologias, além de se manter bem informado sobre o assunto, evitando disseminar fake news para amigos, colegas e familiares.

Já no segundo episódio, “Nossa democracia tá toda cagada”, a youtuber fala sobre a importância de defender a democracia através do voto consciente. “Democracia envolve muito mais do que escolher representantes. Envolve você ter liberdade de ter uma opinião, de defender essa opinião, de ir e vir para onde bem entender, de cultuar a religião que você quiser, por exemplo. A democracia se fortalece na diferença”, diz ela.

Jout Jout ainda cita alguns exemplos de acontecimentos recentes que exemplificam os motivos pelos quais a democracia brasileira está abalada. Depois, mostra o que a ditadura representou para o país. “Enquanto a democracia se fortalece na diferença, na ditadura não tem espaço para a diferença”, resume.

Por último, a escritora aponta o embate entre direita e esquerda, e o debate sobre o acesso a direitos básicos, como saúde e educação. “Independente de que lado politico você está, você tem que ter como premissa básica os direitos humanos”, conclui.

A série contará, no total, com 10 vídeos que abordam diferentes temas relacionados à política, como o acompanhamento dos mandatos depois das eleições, além de facilitar o entendimento do funcionamento do sistema político e eleitoral e dos três poderes.

Os vídeos serão lançados às segundas-feiras, às 10hs. O roteiro é desenvolvido com Lígia Stocche Barbosa e o cenário tem como inspiração os bastidores de um grande teatro antigo em decadência, representação do atual momento da política brasileira.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …