África do Sul aprova uso de maconha em lugares privados

Em decisão histórica, África do Sul anuncia legalização do uso e cultivo da maconha

Por: Redação | Comunicar erro
África do Sul
Crédito: Getty Images/iStockphotoEm todo o mundo, cerca de 50 países tratam o uso e porte de maconha

A guerra às drogas, ano após ano, abaixa as armas para tomar o caminho do paz. Ao menos na África do Sul, que, na última terça-feira, 18, aprovou a legalização do uso individual da maconha em ambientes privados. Além disso, a Suprema Corte do país aprovou, com unanimidade, o cultivo da erva para consumo.

A decisão histórica teve como estopim a detenção de três usuários acusados de porte de drogas: em sua defesa, alegaram que a proibição “se insere injustificadamente em suas esferas privadas”.

Argumento válido para o vice-presidente da Suprema Corte, Raymond Zondo, que refletiu durante o julgamento. “Não será crime se uma pessoa adulta usar ou possuir cannabis em particular para seu consumo pessoal”.

Com a aprovação, a África do Sul se iguala a países como Uruguai, Estados Unidos, Canadá e outros 44 países que, nos últimos anos, descriminalizaram o uso da maconha. Apesar disso, no país africano ainda é crime o uso em locais públicos ou vender maconha.

O Conselho para o Desenvolvimento da Cannabis da África do Sul pediu retirada das acusações contra pessoas que portavam a substância.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
4
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
5
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
6
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
7
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …
8
36s
Conheça o Norbert o cãozinho que faz todo mundo sorrir
Ele tem 17 cm e pesa 1,5 kg de pura fofura.