Aluna da UnB é espancada por 7 pessoas ao segurar mão da namorada

A suspeita é de que a agressão tenha sido motivada por lesbofobia

O caso ocorreu em uma festa na Universidade de Brasília
Créditos: xijian / iStock
O caso ocorreu em uma festa na Universidade de Brasília

Uma estudante de antropologia da Universidade de Brasília (UnB) foi espancada no campus da instituição por sete pessoas na última quinta-feira, 1º. A suspeita é de que a agressão tenha sido motivada por lesbofobia, pois a aluna estava segurando a mão da namorada.

O Departamento de Antropologia (DAN) divulgou uma nota em que repudia qualquer ato de violência e afirma que vai tomar as medidas cabíveis, além de garantir que está empenhado em lutar e combater ações de preconceito dentro e fora da universidade.

“Nós nos solidarizamos com as estudantes e incentivamos que sejam feitas denúncias de atos de intolerância e violência. Reiteramos que a universidade é um espaço aberto e de liberdade e deve seguir sendo. Nosso esforço tem que ser por desfazer a violência no seu âmago”, diz o texto, ressaltando que este não foi um ato isolado de violência contra minorias no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

Posted by Departamento de Antropologia da UnB – DAN on Monday, November 5, 2018

A direção do Instituto de Ciências Sociais, do qual faz parte o DAN, também se manifestou em solidariedade às alunas. “Tais atos não podem ser tolerados e nos empenharemos para evitar que se repitam”, reiterou.

O caso teria ocorrido na festa Happy Hour da Resistência, realizado pelo Centro Acadêmico de Direito da universidade, mesmo evento em que morreu Renan Rafael da Silva Barbosa. Ele não era estudante da universidade. Quatro suspeitos foram presos pela Polícia Civil no dia seguinte.