CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Alunas lançam abaixo-assinado após colégio proibir uso de short curto

Com informações da Folha de S.Paulo

Por: Redação

Alunas do Colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais de São Paulo, acusam a direção da escola de proibi-las de usarem shorts sob a justificativa de que atrairiam “olhares masculinos”. Para protestar contra a decisão, o grupo criou um abaixo-assinado na internet, intitulado “Liberdade aos Shortinhos“, que já tem cerca de 800 assinaturas.

As jovens afirmam que foram “obrigadas a comprar uma calça” e “sofrer em silêncio com o calor do verão”. No entanto, em entrevista à colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a diretora-geral do colégio, Esther Carvalho, disse que as alunas estão usando bermudas que fazem parte do uniforme com número menor para ficarem mais curtas.

Crédito: HeloisaTrecho do abaixo-assinado criado pelas alunas do colégio

“Falamos: ‘Gente, os shorts estão curtos demais’. Elas não querem usar bermuda do tamanho correto porque falam que é brega”, rebateu a diretora. “São duas coisas importantes: uma é código de vestimenta e contexto, outra é uma discussão mais complexa, sobre preconceito, tolerância, feminismo, machismo”, completou ela.

Esther Carvalho afirmou ainda que “também tem calor”, mas que a “vida é assim, tem regra”. Ela ressaltou que a acusação de que as alunas não têm condição de uma comprar uma calça não é válida: “A maioria da população do colégio é abastada. Não é essa a questão”.

No abaixo-assinado, as estudantes querem “reivindicar direitos de liberdade de escolha e expressão, para conseguir acabar com as restrições direcionadas somente às mulheres”. “É claro que, para eles [direção], é bem mais sensato nos fazer passar calor, do que culpar os meninos que não querem controlar seus hormônios, nem quando estamos usando calças”, diz o texto das jovens.

Compartilhe:

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …