Alunas lançam abaixo-assinado após colégio proibir uso de short curto

Com informações da Folha de S.Paulo

Por: Redação Comunicar erro

Alunas do Colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais de São Paulo, acusam a direção da escola de proibi-las de usarem shorts sob a justificativa de que atrairiam “olhares masculinos”. Para protestar contra a decisão, o grupo criou um abaixo-assinado na internet, intitulado “Liberdade aos Shortinhos“, que já tem cerca de 800 assinaturas.

As jovens afirmam que foram “obrigadas a comprar uma calça” e “sofrer em silêncio com o calor do verão”. No entanto, em entrevista à colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a diretora-geral do colégio, Esther Carvalho, disse que as alunas estão usando bermudas que fazem parte do uniforme com número menor para ficarem mais curtas.

Crédito: HeloisaTrecho do abaixo-assinado criado pelas alunas do colégio

“Falamos: ‘Gente, os shorts estão curtos demais’. Elas não querem usar bermuda do tamanho correto porque falam que é brega”, rebateu a diretora. “São duas coisas importantes: uma é código de vestimenta e contexto, outra é uma discussão mais complexa, sobre preconceito, tolerância, feminismo, machismo”, completou ela.

Esther Carvalho afirmou ainda que “também tem calor”, mas que a “vida é assim, tem regra”. Ela ressaltou que a acusação de que as alunas não têm condição de uma comprar uma calça não é válida: “A maioria da população do colégio é abastada. Não é essa a questão”.

No abaixo-assinado, as estudantes querem “reivindicar direitos de liberdade de escolha e expressão, para conseguir acabar com as restrições direcionadas somente às mulheres”. “É claro que, para eles [direção], é bem mais sensato nos fazer passar calor, do que culpar os meninos que não querem controlar seus hormônios, nem quando estamos usando calças”, diz o texto das jovens.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …