Amor e Sexo arrasa ao fazer analogia para explicar consentimento

Por: Redação Comunicar erro

No início de 2016, dados divulgados pelo Governo Federal indicaram que uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil – e este número é só em relação aos casos denunciados. As informações trazem à tona, portanto, a importância da conscientização da população sobre consentimento.

Nesta quinta-feira, 30, Amor e Sexo levantou, mais uma vez, um assunto de grande relevância. Inspirado no vídeo americano “Tea Consent” que fez sucesso na internet, o programa realizou uma analogia comparando a relação sexual com uma xícara de chá para explicar o que é consentimento.

Loreto e Mariana foram ao palco para mostrar a analogia

“Se você ainda não entende o conceito de consentimento, pense que, ao invés de sexo, você vai oferecer chá”, diz Fernanda Lima. Em seguida, o ator José Loreto e a humorista Mariana Santos entraram no palco vestidos respectivamente de bule e xícara.

Os dois interpretaram quatro cenários diferentes: ele quer, mas ela está na dúvida; ele quer, mas ela claramente não quer; ela queria, mas mudou de ideia; ela queria, mas ficou inconsciente.

Diante de todas estas situações – e de várias outras -, o recado é o mesmo. “Se você entende o absurdo que é forçar as pessoas a tomar chá quando não querem e é capaz de entender que tem gente que não quer chá, qual a dificuldade quando o assunto é sexo? Seja com chá ou com sexo, consentimento é tudo”, concluiu a apresentadora.

O momento do programa, além de ter sido divertido, também foi extremamente educativo e é claro que viralizou nas redes sociais. Veja abaixo a reação dos internautas:

  • Em caso de violência sexual, é importante também entender que a culpa do estupro nunca é da vítima. Veja aqui 6 gifs que comprovam isso. 
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …