Amor e Sexo arrasa ao fazer analogia para explicar consentimento

No início de 2016, dados divulgados pelo Governo Federal indicaram que uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil – e este número é só em relação aos casos denunciados. As informações trazem à tona, portanto, a importância da conscientização da população sobre consentimento.

Nesta quinta-feira, 30, Amor e Sexo levantou, mais uma vez, um assunto de grande relevância. Inspirado no vídeo americano “Tea Consent” que fez sucesso na internet, o programa realizou uma analogia comparando a relação sexual com uma xícara de chá para explicar o que é consentimento.

Loreto e Mariana foram ao palco para mostrar a analogia
Loreto e Mariana foram ao palco para mostrar a analogia

“Se você ainda não entende o conceito de consentimento, pense que, ao invés de sexo, você vai oferecer chá”, diz Fernanda Lima. Em seguida, o ator José Loreto e a humorista Mariana Santos entraram no palco vestidos respectivamente de bule e xícara.

Os dois interpretaram quatro cenários diferentes: ele quer, mas ela está na dúvida; ele quer, mas ela claramente não quer; ela queria, mas mudou de ideia; ela queria, mas ficou inconsciente.

Diante de todas estas situações – e de várias outras -, o recado é o mesmo. “Se você entende o absurdo que é forçar as pessoas a tomar chá quando não querem e é capaz de entender que tem gente que não quer chá, qual a dificuldade quando o assunto é sexo? Seja com chá ou com sexo, consentimento é tudo”, concluiu a apresentadora.

O momento do programa, além de ter sido divertido, também foi extremamente educativo e é claro que viralizou nas redes sociais. Veja abaixo a reação dos internautas:

  • Em caso de violência sexual, é importante também entender que a culpa do estupro nunca é da vítima. Veja aqui 6 gifs que comprovam isso.