Últimas notícias:

Loading...

Aos 85 anos, vovô percorre quilômetros recolhendo lixo das praias

Seu Fernando, como ficou conhecido nas redes sociais, dedica seus dias a um importante gesto de consciência ambiental

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Aos 85 anos, Seu Fernando encontrou um jeito de ressignificar a vida. Todos os verões, viaja até Veneza, na Itália, onde, além de passar as férias, aproveita os dias livres para dar uma pequena grande contribuição ao meio ambiente, recolhendo o lixo das praias da região.

O ato de amor à natureza ganhou repercussão nas redes sociais após a ONG italiana Plastic Free divulgar a história do simpático velhinho.

Dedicada à conscientização sobre os riscos do descarte irregular de plástico e suas consequências, a ONG convidou Seu Fernando para integrar o time de voluntários.  O já  famoso integrante da ONG, no entanto, não é o único participante da terceira idade a abraçar a causa ambiental.

Isso porque, na Plastic Free, é comum a presença de idosos como colaboradores. A ideia é reforçar a mensagem de que idade nunca foi e nem será impedimento para a realização de uma boa ação.

Em meio aos dias de fama, Seu Fernando tem como objetivo promover a importância da consciência ambiental, alertando sobre os efeitos do lixo deixado nas praias.

Alerta ambiental

Pesquisa divulgada pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) destaca que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca.

Em uma das publicações, a ONG destacou o trabalho do voluntário recém-contratado. “Fernando, 85 anos, de origem veneziana, apaixonado pela caminhada nórdica, todos os verões na sua terra natal, a pé, recolhe os resíduos que encontra no seu caminho. Um orgulho para nós”.