Apenas 36 dos 513 deputados federais se elegeram com seus próprios votos

Apenas 36 dos 513 deputados federais que compõem a Câmara dos Deputados alcançaram o cargo com seus próprios votos. Os outros 477 eleitos foram “puxados” por votos dados à legenda ou a outros candidatos de seu partido ou coligação.

Segundo informações divulgadas no site oficial da Câmara dos Deputados, o número é o mesmo de 2010, quando também houve apenas 36 deputados eleitos com votação própria.

Congresso Nacional

Entre os 36 deputados que conseguiram atingir o quociente eleitoral, cinco são do Rio de Janeiro, cinco de São Paulo e cinco de Minas Gerais. Em Pernambuco, quatro deputados foram eleitos com seus próprios votos; e, na Paraíba e no Ceará, três. Em Goiás e Santa Catarina, foram dois. No Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Sergipe e Roraima, apenas um atingiu o quociente eleitoral.

Os deputados mais votados em São Paulo foram Celso Russomanno (com 1,52 milhão de votos), que “puxou” quatro candidatos para a Câmara, e Tiririca, que teve pouco mais de 1 milhão de votos e elegeu sozinho dois deputados.

Os números foram calculados pela Secretaria Geral da Mesa da Câmara. Confira a reportagem na íntegra aqui.