Após declarações machistas, Dalai Lama se desculpa

Ao responder a pergunta sobre se sua reencarnação poderia ser uma mulher, líder espiritual dos tibetanos disse que ela 'deveria ser atraente'.

Por: Redação Comunicar erro

Após declarações machistas, Dalai Lama, líder espiritual budista se desculpa em comunicado divulgado nesta terça-feira, 2.

O Líder disse lamentar profundamente os comentários que fez sobre as mulheres durante uma recente entrevista à BBC, informou sua assessoria de imprensa.

dalai lama desculpa machista
Crédito: Reprodução/InstagramApós declarações machistas, Dalai Lama se desculpa

“Se houver uma mulher Dalai Lama, ela deve ser mais atraente”, disse o líder budista quando indagado a respeito da possibilidade. O comentário, que foi feito na semana passada à emissora britânica, repercutiu negativamente no mundo inteiro.

A entrevista foi concedida em Dharamsala, no norte da Índia, onde ele vive exilado desde que fugiu do Tibete em 1959.

“A respeito da pergunta se sua reencarnação poderia ser uma mulher, e ao sugerir que ela deveria ser mais atraente, Sua Santidade genuinamente não quis ofender. Lamenta profundamente que as pessoas tenham ficado ressentidas pelo que ele disse e oferece suas sinceras desculpas”, afirma o comunicado.

10 MOTIVOS PARA LUTAR CONTRA O MACHISMO

“Sua Santidade, um monge agora com oitenta e poucos anos, tem um grande senso das contradições entre o mundo materialista e globalizado que encontra em suas viagens e as ideias complexas e esotéricas sobre a reencarnação que estão no coração da tradição budista tibetana”, afirma o comunicado.

“No entanto, às vezes acontece que (…) o que pode ser divertido em um contexto cultural, perde o humor na tradução quando vertido para outro contexto. Ele se arrepende de qualquer ofensa que possa ter sido feita”, afirma ainda o texto.

“Por toda a sua longa vida, Sua Santidade se opôs à objetificação das mulheres, apoiou as mulheres e seus direitos e celebrou o crescente consenso internacional em apoio à igualdade de gênero e respeito às mulheres”, conclui a nota.

Compartilhe:

1
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
2
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
3
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
4
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
5
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
6
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
7
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
8
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …