Após declarações machistas, Dalai Lama se desculpa

Ao responder a pergunta sobre se sua reencarnação poderia ser uma mulher, líder espiritual dos tibetanos disse que ela 'deveria ser atraente'.

Por: Redação

Após declarações machistas, Dalai Lama, líder espiritual budista se desculpa em comunicado divulgado nesta terça-feira, 2.

O Líder disse lamentar profundamente os comentários que fez sobre as mulheres durante uma recente entrevista à BBC, informou sua assessoria de imprensa.

dalai lama desculpa machista
Crédito: Reprodução/InstagramApós declarações machistas, Dalai Lama se desculpa

“Se houver uma mulher Dalai Lama, ela deve ser mais atraente”, disse o líder budista quando indagado a respeito da possibilidade. O comentário, que foi feito na semana passada à emissora britânica, repercutiu negativamente no mundo inteiro.

A entrevista foi concedida em Dharamsala, no norte da Índia, onde ele vive exilado desde que fugiu do Tibete em 1959.

“A respeito da pergunta se sua reencarnação poderia ser uma mulher, e ao sugerir que ela deveria ser mais atraente, Sua Santidade genuinamente não quis ofender. Lamenta profundamente que as pessoas tenham ficado ressentidas pelo que ele disse e oferece suas sinceras desculpas”, afirma o comunicado.

10 MOTIVOS PARA LUTAR CONTRA O MACHISMO

“Sua Santidade, um monge agora com oitenta e poucos anos, tem um grande senso das contradições entre o mundo materialista e globalizado que encontra em suas viagens e as ideias complexas e esotéricas sobre a reencarnação que estão no coração da tradição budista tibetana”, afirma o comunicado.

“No entanto, às vezes acontece que (…) o que pode ser divertido em um contexto cultural, perde o humor na tradução quando vertido para outro contexto. Ele se arrepende de qualquer ofensa que possa ter sido feita”, afirma ainda o texto.

“Por toda a sua longa vida, Sua Santidade se opôs à objetificação das mulheres, apoiou as mulheres e seus direitos e celebrou o crescente consenso internacional em apoio à igualdade de gênero e respeito às mulheres”, conclui a nota.

Compartilhe:

1
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
2
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
3
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
4
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
5
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
6
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
7
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
8
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …