Após redução de clientela, bares querem ajudar na conta do táxi
Lei Seca reduziu clientela. Agora, empresários procuram encontrar soluções para trazer público de volta
Com a criação e endurecimento da Lei Seca e desaquecimento da economia, os bares perderam muitos clientes e as vendas do setor diminuíram no primeiro semestre de 2013. Pensando em criar alternativas para o público, donos de bares estão se reunindo com taxistas e representantes da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (Mêtro, CPTM, EMTU).
Dos encontros, surgiu o Comitê Paulista de Ações para a Segurança Viária, um grupo de trabalho do Detran-SP, que visa estudar medidas para ampliar e estimular o transporte público noturno para que cidadãos que consumiram álcool não utilizem o automóvel.
Entre as medidas, a criação as linhas de ônibus no trajeto do metrô e um estudo para reduzir a tarifa do táxi durante a noite.
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Para conseguir o desconto, foi sugerido um cadastro para taxistas interessados em oferecer o serviço por preço reduzido. Porém, programa semelhante fracassou por falta de adesão em 2009.
Outra ideia é que a indústria de bebidas e os bares ofereçam subsídio para os clientes que utilizarem o táxi. O uso de aplicativos provaria que a pessoa chegou de táxi, que ganharia desconto na conta do bar. Um projeto piloto que deve entrar em vigor em agosto, pretende, em um mês, financiar corridas de três mil pessoas para bares da Vila Madalena. O subsídio seria de R$ 5 por cliente.
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