Metrô, trem ou ônibus? Projeto propõe solução inteligente para o caos das grandes cidades

Projeto utiliza sensores para monitoramento das condições do transporte público

Por: Redação | Comunicar erro

De um lado para o outro, São Paulo pode ser considerada uma cidade imprevisível quando o assunto é mobilidade. Trem, ônibus, carro, metrô? O que fazer? Como ir? Entre dúvidas e incertezas, o dilema comum a todo usuário do transporte coletivo das grandes cidades é a única certeza de uma aventura cotidiana.

Diante dos desafios que procuram uma solução para a questão da mobilidade urbana, o pesquisador Jaguaraci Batista Silva desenvolveu um projeto para a construção de um sistema inteligente, fácil e de custo razoável.

“Mobilidade urbana por meio de vias inteligentes” é o nome do projeto, cuja solução propõe uso de sensores para monitoramento das condições do transporte público em tempo real. Baseado em dados coletados diretamente das ruas e trilhos, as informações são envidas a centros de controle integrados que repassam as condições ao usuário através de painéis instalados em estações e outros pontos de embarque.

Reprodução.
Projeto busca melhoria significativa da qualidade de vida da população.

A ideia, que aqui ainda não passa do papel, já é praticada em cidades da Europa, como Santander, ao norte da Espanha. Por lá, o sistema de sensores de mapeamento e monitoração, conta com câmeras espalhadas pelas principais vias  da cidade, facilitando o serviço de informação.

Outras alternativas

Enquanto a ideia não acontece por aqui, o Catraca Livre seleciona alguns aplicativos que vão deixar seu rolê pela cidade um pouco mais agradável… Confira !

Trem

1) Komuta

Baseado na também real necessidade dos desenvolvedores, o “Komuta” surgiu dessa simples pergunta: “como tá a situação da CPTM e do Metrô?”. Com o conceito de Crowdsourcing (conhecimento coletivo),  desenvolveram este aplicativo para Android (em breve, versão para iPhone e iPad e já disponível também para visualização na web) voltado para usuários do metrô e trem das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

Metrô

2) Metrô

O Metrô de São Paulo lançou um aplicativo, que disponibiliza um conjunto de informações úteis para os usuários da rede metroviária da cidade. Endereços, mapas, horários de funcionamento das estações, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e condições operacionais são algumas das novidades que a população pode acessar pelo smartphone.

Tenha em mãos o mais completo mapa do Metrô de São Paulo e também dos trens da CPTM e passeie com segurança e tranquilidade em São Paulo. Este aplicativo contém a atualização mais recente das linhas de metrô e inclui a linha Amarela. Esta versão também possui as legendas necessárias para o melhor entendimento do mapa e permite a você dar zoom e mudar a orientação da tela.

3) BestRoute SP

Capaz de guiá-lo pelo metrô de São Paulo, BestRoute SP fornece o caminho mais rápido entre duas estações do metrô. Além disso, é capaz de gravar suas rotas do metrô de São Paulo e ainda exibir quaisquer rotas em texto.

ônibus

4) Cadê o Ônibus?

aplicativo tem o objetivo de facilitar o acompanhamento das linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo. Gratuito e disponível para Iphone Android 

5) Trânsito SP

Aplicativo oferece Informações sobre o trânsito e condições das linhas do Metrô de São Paulo. Fonte CET, Metrô e ViaQuatro.

 

6) Olho Vivo 

 

 Ferramenta de apenas 2.43Mb de Download e apenas 4.5Mb de espaço para uso, que ajuda a saber a posição do onibus que deseja. Saiba sua localização e não perca mais tempo nos pontos de onibus. Ideal para quem não quer ocupar muito espaço de memoria no celular.

 

7) Busão SP 

 

Este app, voltado para a capital paulista, mostra todos os pontos próximos, via geolocalização, e a distância até eles, em metros; clicando em um ponto, você encontra todos os ônibus que passam por ele.

Caronas

12) Caronetas

O Código de Trânsito Brasileiro pune com multa e sete pontos na carteira quem dirige após beber. Ainda assim, só em São Paulo, de acordo com levantamento divulgado em setembro pelo Detran.SP, um em cada quatro entrevistados assumiu ignorar a norma.

Desse total, 67% disseram que só o fazem porque não tem opções de transporte. Para ajudar frequentadores de bares, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, por meio do  Sem Excesso, e o site de compartilhamento de caronas Caronetas apresentam uma proposta que pode contribuir para a mobilidade urbana noturna, com segurança.

Bicicleta

8) Conviva Bike

O aplicativo Conviva Bike é para você, que gosta de andar de bicicleta, encontrar rotas pela cidade, montar e salvar seus trajetos, além de registrar um histórico de suas pedaladas. Gratuito e disponível para Apple Store e Iphone

9) Bike Sampa

Para quem não tem bike, este app cadastra no sistema Bike SP (também disponível nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre) para alugar bicicletas em pontos estratégicos – marcados em um mapa – adquirir passes de utilização e curtir a cidade sem as preocupações do trânsito. Gratuito e disponível para Android e iPhone.

10) Map My Ride

8) Um dos primeiros aplicativos lançados para acompanhar os passeios de bike, o Map My Ride conta com  Com com GPS integrado, armazenando suas rotas de bike. Além disso, oferece a possibilidade de montar treinos e calendários nutricionais. É gratuito e está disponível para iPhone, iPad e iPod.

11) Pedala São Paulo

O aplicativo oferece o mapa completo das rotas de bicicleta na capital paulista – informações ciclísticas sobre ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. A ferramenta também possibilita organizar, no mapa, suas rotas para passeios, treinos ou mesmo deslocamentos entre várias regiões da cidade, destacando todas as vias preparadas para uso de bicicletas em seu trajeto. É possível organizar o link das suas rotas preferidas, divididas por regiões. Disponível para Iphone.

12) Endomondo

10) Um dos jeitos mais legais de se animar para pedalar cada vez mais é acompanhar diariamente a evolução do seu pedal. Qual a distância percorrida, a velocidade média, a velocidade naquela subida, etc.

Esse aplicativo usa o GPS para calcular todas essas variáveis, e ao fim da pedalada ainda geram um relatório muito interessante que mostra seu desempenho ao longo do percurso. Disponível e gratuito para iphone Android.

Compartilhe: