App cria rede de ajuda entre ciclistas para frear roubo de bikes

Por: Redação

Com mais de 70 milhões de bicicletas, o Brasil tem um caminho desafiador pela frente para planejar e organizar o fluxo cada vez maior de ciclistas nas grandes cidades.

O crescimento no número de magrelas que circulam pelas ruas resultou, só na capital paulista, um aumento de 37% de roubos de bike em 2016, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública de SP. Foram 439 casos, contra 320 em 2015.

Como parar de usar bicicleta não é intenção de ninguém, uma dupla de ciclistas decidiu agir: Daniel Moral e Simone Olivieri lançaram o Bike Ajuda, um aplicativo que cria uma rede de ajuda mútua entre ciclistas.

“Acreditamos que ao trazer essa estrutura de segurança para o ciclista, estamos incentivando mais pessoas a deixarem o carro em casa e usar a bicicleta como meio de locomoção”, diz Daniel.

Crédito: Getty ImagesApp reúne rede de ciclistas voluntários e mecânicos profissionais

O aplicativo funciona assim: ao se cadastrar, o ciclista fornece dados sobre sua bicicleta e passa a fazer parte da rede cadastrada pelo app. Caso tenha algum problema com a bike durante a pedalada, pode enviar um pedido de ajuda pelo aplicativo, informando detalhes sobre a ocorrência. Imediatamente, todos os ciclistas cadastrados em um raio de 3 km receberão o alerta e poderão responder ao pedido de socorro.

“Mecânicos profissionais e bikers voluntários cadastrados atendem ao chamado e, caso ninguém consiga atender, indicamos oficinas e bike shops próximas”, explica Simone.

Os ciclistas também poderão pedir ajuda em caso de acidente ou furto contatando a Polícia Militar ou o SAMU nos botões de emergência, além de marcar os pontos com maior índice das ocorrências.

O Bike Ajuda funciona no sistema iOS  e pode ser baixado gratuitamente. Em breve a versão Android também estará disponível.

Compartilhe:

Tags: #Bicicleta
1
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
2
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
3
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
4
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
5
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
6
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
7
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
8
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …