App que mapeia falta d’água em São Paulo lança seu 1º relatório

O aplicativo "Tá Faltando Água" permite às pessoas registrarem a falta d'água na região metropolitana de São Paulo

A ‘Aliança Pela Água‘, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais, lança nesta quarta-feira (18) o primeiro relatório referente às denúncias de falta d’água em São Paulo, sinalizadas no aplicativo “Tá Faltando Água“, lançado em setembro deste ano.

O relatório é baseado nos dados coletados nos primeiros 45 dias após o lançamento do app, de acordo com orientações do Ministério Público do Estado de SP, que pretende utilizar essas notificações como elemento de prova para adoção de medidas judiciais pertinentes. A íntegra do relatório será entregue, nesta quinta-feira (19), ao Comitê de Crise Hídrica do Estado de São Paulo.

Entre os dias 10 de setembro e 26 de outubro de 2015, o aplicativo recebeu mais de 10 mil denúncias de falta d’agua, em uma média de 235 ocorrências por dia distribuídas em 354 municípios. Apesar de direcionado ao público da Grande São Paulo, local onde a ação da ‘Aliança’ tem se concentrado desde a sua criação em outubro de 2014, foram registradas ocorrências em todos os estados brasileiros, com exceção de Amapá.

O app “Tá Faltando Água” mapeia regiões com falta d’água em SP

No estado de São Paulo, foram recebidas 8.113 denúncias em 105 municípios, sendo que a maior concentração de notificações foi em 32 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Entre os 10 municípios com mais denúncias, sete são atendidos pela Sabesp e três por autarquias municipais que compram água da companhia paulista.

Os dados também foram analisados por sistemas produtores de água, onde a região abastecida pelo Cantareira lidera as notificações, seguida das áreas de “flexibilidade” entre sistemas, ou seja, que antes da crise eram abastecidas pelo Cantareira e hoje são atendidas pelo Guarapiranga e Alto Tietê.

“Tá Faltando Água”: o waze da falta d’água

Usando os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, o “Tá Faltando Água” permite às pessoas registrarem a falta d’água em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, é possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade.

Estão disponíveis duas versões do mesmo aplicativo: uma na internet, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares com sistema operacional Android, desenvolvido por voluntários da empresa Autbank.