Atriz Adèle Haenel acusa cineasta Christophe Ruggia de assédio sexual

Ela tinha 12 anos quando atuou em Les Diables (Os Demônios), dirigido por Christophe Ruggia, que tinha 36

Por: Redação

Após assistir ao documentário Leaving Neverland (Deixando Neverland), que conta a história de dois meninos que foram abusados por Michael Jackson na infância, a atriz francesa Adèle Haenel percebeu que tinha uma visão romanceada do cineasta Christophe Ruggia e que, na verdade, ele a assediou sexualmente.

Adèle-Haenel de blusa branca
Crédito: Reprodução/ MediapartAdèle Haenel

Com 12 anos, Adèle interpretou uma órfã autista no filme Les Diables (Os Demônios), dirigido por Christophe Ruggia, que tinha 36 . Hoje, ela tem 30 e contou que o documentário a fez ajudou a identificar situações de controle e fascínio.

Segundo o site francês Mediapart, na época, Adèle e Christophe viajaram juntos para divulgar o filme e ele a chamou para ir em sua casa. O cineasta se aproveitou da situação, a tocou, tentou beijar e se declarou para ela.

A atriz não quis acusá-lo judicialmente porque diz não confiar na justiça francesa. Mas após Adèle trazer o caso à tona, a promotoria pública abriu uma investigação.

Christophe Ruggia, que hoje tem 54 anos, negou as acusações, mas acrescentou que teve uma conduta errada em relação a atriz.

A denúncia surgiu dois anos depois de começar a campanha #MeToo, em que atrizes de Hollywood passaram a denunciar situações de assédio sexual vindas de dentro do mundo cinematográfico.

Saiba como denunciar casos de assédio sexual

-Você pode fazer uma denúncia pelos telefones da Polícia Militar (190) e do Disque 180;

  • É importante ressaltar que a autoridade policial não pode se recusar a registrar a ocorrência. Infelizmente, há casos em que a autoridade policial tenta dissuadir a vítima de fazer o boletim. Caso isso aconteça, registre uma reclamação na ouvidoria do órgão em que ocorreu a recusa. Sendo ineficaz, procure o Ministério Público local para denunciar a recusa e o crime. Mais detalhes de como agir caso você presencie ou seja vítima de abuso sexual.