Atriz Adèle Haenel acusa cineasta Christophe Ruggia de assédio sexual

Ela tinha 12 anos quando atuou em Les Diables (Os Demônios), dirigido por Christophe Ruggia, que tinha 36

Por: Redação

Após assistir ao documentário Leaving Neverland (Deixando Neverland), que conta a história de dois meninos que foram abusados por Michael Jackson na infância, a atriz francesa Adèle Haenel percebeu que tinha uma visão romanceada do cineasta Christophe Ruggia e que, na verdade, ele a assediou sexualmente.

Adèle-Haenel de blusa branca
Crédito: Reprodução/ MediapartAdèle Haenel

Com 12 anos, Adèle interpretou uma órfã autista no filme Les Diables (Os Demônios), dirigido por Christophe Ruggia, que tinha 36 . Hoje, ela tem 30 e contou que o documentário a fez ajudou a identificar situações de controle e fascínio.

Segundo o site francês Mediapart, na época, Adèle e Christophe viajaram juntos para divulgar o filme e ele a chamou para ir em sua casa. O cineasta se aproveitou da situação, a tocou, tentou beijar e se declarou para ela.

A atriz não quis acusá-lo judicialmente porque diz não confiar na justiça francesa. Mas após Adèle trazer o caso à tona, a promotoria pública abriu uma investigação.

Christophe Ruggia, que hoje tem 54 anos, negou as acusações, mas acrescentou que teve uma conduta errada em relação a atriz.

A denúncia surgiu dois anos depois de começar a campanha #MeToo, em que atrizes de Hollywood passaram a denunciar situações de assédio sexual vindas de dentro do mundo cinematográfico.

Saiba como denunciar casos de assédio sexual

-Você pode fazer uma denúncia pelos telefones da Polícia Militar (190) e do Disque 180;

  • É importante ressaltar que a autoridade policial não pode se recusar a registrar a ocorrência. Infelizmente, há casos em que a autoridade policial tenta dissuadir a vítima de fazer o boletim. Caso isso aconteça, registre uma reclamação na ouvidoria do órgão em que ocorreu a recusa. Sendo ineficaz, procure o Ministério Público local para denunciar a recusa e o crime. Mais detalhes de como agir caso você presencie ou seja vítima de abuso sexual. 
1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …