Australianos criam lixeira para retirar plástico do oceano

Por: Redação Comunicar erro

Os designers australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski criaram uma lixeira marítima inteligente que promete educar e prevenir a poluição nos oceanos. Chamada de Seabin, a invenção coleta poluentes que estejam próximos, como objetos de plástico, papel, gasolina, petróleo e detergente.

O dispositivo não foi projetado para ficar em mar aberto, apenas para ajudar a limpar áreas menores, como docas, marinas, lagos residenciais e portos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), há mais de 13 mil fragmentos de material plástico por quilômetro quadrado nos oceanos.

A invenção promete ajudar a limpar o oceano

O funcionamento da lixeira é simples: ela deve ficar com a boca na superfície da água, flutuando em uma área próxima da doca. Uma bomba d’água cria uma corrente para dentro do recipiente, atraindo a água e a poluição. Então, a sujeira é presa por um filtro de fibra natural e a água é devolvida para o mar.

Para iniciar a fabricação do dispositivo, os australianos lançaram uma campanha de financiamento coletivo, que ultrapassou a meta de arrecadação de US$ 230 mil. A produção é esperada para começar até o fim de 2016.

Veja abaixo como o filtro funciona:

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …