Últimas notícias:

Loading...

Australianos criam lixeira para retirar plástico do oceano

Por: Redação

Os designers australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski criaram uma lixeira marítima inteligente que promete educar e prevenir a poluição nos oceanos. Chamada de Seabin, a invenção coleta poluentes que estejam próximos, como objetos de plástico, papel, gasolina, petróleo e detergente.

O dispositivo não foi projetado para ficar em mar aberto, apenas para ajudar a limpar áreas menores, como docas, marinas, lagos residenciais e portos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), há mais de 13 mil fragmentos de material plástico por quilômetro quadrado nos oceanos.

A invenção promete ajudar a limpar o oceano

O funcionamento da lixeira é simples: ela deve ficar com a boca na superfície da água, flutuando em uma área próxima da doca. Uma bomba d’água cria uma corrente para dentro do recipiente, atraindo a água e a poluição. Então, a sujeira é presa por um filtro de fibra natural e a água é devolvida para o mar.

Para iniciar a fabricação do dispositivo, os australianos lançaram uma campanha de financiamento coletivo, que ultrapassou a meta de arrecadação de US$ 230 mil. A produção é esperada para começar até o fim de 2016.

Veja abaixo como o filtro funciona:

Compartilhe: