Baleia é encontrada morta com 6 kg de plástico no estômago

Cerca de 100 mil animais morrem todos os anos por causa da contaminação desse material nos oceanos

A denúncia foi feita pela ONG WWF
Créditos: Reprodução / Twitter
A denúncia foi feita pela ONG WWF

Mais um animal morreu vítima do descarte inadequado de materiais nos oceanos. Uma baleia foi encontrada morta, com 6 kg de plástico no estômago, em um parque nacional na Indonésia. Não foi possível atestar a causa da morte, pois o corpo já estava em estado de decomposição.

No Twitter, a ONG WWF relatou que foram encontrados diferentes tipos de plástico no estômago da baleia. “Plástico rígido (19 peças, 140g), garrafas plásticas (4 peças, 150g), sacos plásticos (25 peças, 260g), chinelos (2 peças, 270g), pedaços de barbante (3,26 kg) e copos plásticos (115 pedaços, 750g)”, afirma a organização.

De acordo com a Ocean Conservancy e a McKinsey Center for Business and Environment, 60% do lixo plástico jogado nos oceanos é responsabilidade de apenas cinco países: China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia. Os dados são de 2015.

Veja os tuítes da WWF:

Plástico nos oceanos

O estrago causado por uma simples embalagem pode ser irreversível, principalmente para os animais marinhos, que morrem após ingerir o plástico por engano, pensando que é seu alimento natural. Estima-se que, por ano, cerca de 6,4 milhões de toneladas de lixo são descartados nos mares e oceanos.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, 100 mil animais morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos.

Confira o infográfico abaixo e saiba mais sobre os impactos do plástico no meio ambiente:

Entenda os impactos do plástico no meio ambiente