‘O amor venceu’: contra o preconceito, Barbie ganhou uma namorada

A Mattel, dona da marca Barbie, tem se esforçado para refletir em suas bonecas a diversidade que existe no mundo. Prova disso são as últimas coleções, que apresentam aos pequenos as mais diversas raças, profissões, etnias e culturas. Agora, a novidade é que a Barbie ganhou uma namorada.

Basta puxar pela memória as brincadeiras de infância para perceber que, historicamente, a companhia afetiva da Barbie sempre foi o boneco Ken, refletindo o padrão de normatividade héterossexual.

Para acolher também outras orientações sexuais, a marca acaba de lançar a boneca Aimee, que foi anunciada em um post no perfil oficial da Barbie no Instagram.

View this post on Instagram

Proud to wear this “Love Wins” shirt with @songofstyle! Did you know that her exclusive t-shirts benefit different causes and non-profits? Such an inspiring initiative and fabulous few days I have spent with Aimee, she’s a doll! ? #barbie #barbiestyle

A post shared by Barbie® (@barbiestyle) on

View this post on Instagram

The recipe for a picture perfect LA day! Avocado toast by @eatbychloe + a famous “flat lay” by @songofstyle = classic “curated” content! ? #barbie #barbiestyle

A post shared by Barbie® (@barbiestyle) on

Nas divertidas montagens que já se tornaram marca registrada da boneca, as duas aparecem em situações de afeto e companheirismo, exibindo uma camiseta com os dizeres “Love Wins” (“O amor vence”). A expressão é sinônimo de militância para grupos LGBT e ganhou o mundo a partir da luta pró-casamento homossexual nos Estados Unidos.

“Orgulhosa de usar esta camiseta ‘Love Wins’ com a @songofstyle! Você sabia que a camiseta exclusiva dela beneficia diferentes causas e instituições sem fins lucrativos? Que iniciativa inspiradora e fabulosos dias que eu passei com a Aimee, ela é uma boneca“, diz a legenda da foto”, diz o post.

Leia mais: