‘Bolsa das Manas’ distribui doações a moradoras de rua em Manaus

O projeto arrecada doações para ajudar mulheres em situação de rua na cidade

Que tal pegar uma bolsa esquecida no fundo do armário e juntar alguns itens de sobrevivência, como sabonete, absorvente e desodorante, para serem doados a mulheres em situação de rua da cidade?

Para disseminar empatia e fortalecer a rede de solidariedade entre mulheres, o projeto “Bolsa das Manas” reúne doações de bolsas com produtos de higiene básica que serão distribuídas às moradores de rua de Manaus (AM). A iniciativa foi criada pelo “La Barganha”, mercado de pulgas itinerante, em parceria com a agência “Dessana Comunicação Sustentável”.

O projeto foi criado por duas estudantes
Créditos: Marina Souza
O projeto foi criado por duas estudantes

Inspiradas em uma notícia veiculada no Facebook, as idealizadoras do projeto, Ayla Vianna, estudante de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Lais Fernandes, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estão organizando uma ação para entregar as bolsas a essas mulheres.

O nome escolhido, “Bolsa das Manas”, remete a uma gíria manauara amplamente difundida e, portanto, de fácil identificação e assimilação. O projeto já foi apresentado nas redes sociais do “La Barganha” e da agência “Dessana” e foi bem recebido por amigos e conhecidos.

Veja como ajudar a iniciativa

“A receptividade foi imensa. Muita gente ainda não tinha ouvido falar dessa ideia de pegar uma bolsa esquecida para doar a mulheres que não tem absolutamente nada e muitas pessoas já nos procuraram para doar os kits”, conta Ayla.

Além das bolsas com os itens básicos, outra forma de ajudar é doando roupas ou outros itens que possam ser úteis. Para fazer a doação, basta entrar em contato com Ayla Vianna, por meio do telefone (92) 982513510. As doações para o projeto também estão sendo recebidas no BemDito Bar, um ponto de valorização da cultura local, que fica na Rua XI, 171, no Conjunto Hiléia II, bairro Redenção, zona oeste.