Bolsonaro acusa ONGs de estarem por trás das queimadas na Amazônia

Presidente contradisse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que afirmou que a causa dos incêndios seria a seca e o calor

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez uma afirmação nesta quarta-feira, 21, para lá de controversa e irresponsável. Ele disse que as Organizações Não Governamentais que protegem o meio ambiente podem estar por trás das queimadas na Amazônia. A justificativa de Bolsonaro é de que as ONGs teriam perdido recursos e estariam querendo atingi-lo.

O presidente não apresentou nenhuma prova que corroborasse sua acusação. “O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nos tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, disse Bolsonaro.

Vídeo de índia chorando em frente a um incêndio na floresta emociona a web

Com a afirmação, o presidente contradisse seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

bolsonaro e ricardo salles
Crédito: Reprodução/InstagramBolsonaro contraria ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e diz que a culpa das queimadas na Amazônia é das próprias ONGs

Em publicação feita em seu Twitter na manhã desta terça-feira, 20, Ricardo Salles afirmou que as queimadas que atingem a Amazônia são decorrentes da seca, do vento e da forte onda de calor na região.

“Tempo seco, vento e calor fizeram com que os incêndios aumentassem muito em todo o País. Os brigadistas do ICMBIO e IBAMA, equipamentos e aeronaves estão integralmente à disposição dos Estados e já em uso.”, escreveu.

Com oito meses de gestão, já está mais do que na hora de o presidente estar alinhado, ao menos no discurso, com seus ministros.

1
Tá na Régua: Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam “volta” do AI-5
A Catraca Livre e o rappper V.A.L.E, do grupo MR-13, colaram no Festival Sons da Rua, que rolou em outubro …
2
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
3
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
4
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
5
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
6
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
7
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
8
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …