Bolsonaro debocha de distribuição de absorventes: ‘auxílio-modess’

"A gente vai se virar' para dar 'auxílio-modess' se Congresso derrubar veto, disse o presidente em sua tradicional live

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) debochou do projeto aprovado no Congresso que previa distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda, mulheres em situação de rua e presidiárias. O texto foi vetado por ele na semana passado.

Em sua tradicional live às quintas-feiras no Facebook, Bolsonaro provocou os parlamentares e disse que se Congresso derrubar veto, “vai se virar” para dar o “auxílio-modess”.

“A gente vai se virar’ para dar ‘auxílio-modess’ se Congresso derrubar veto, diz o presidente em sua tradicional live
Créditos: Reprodução/Facebook
“A gente vai se virar’ para dar ‘auxílio-modess’ se Congresso derrubar veto, diz o presidente em sua tradicional live

“Vou dar a solução: é só o Parlamento derrubar o veto, porque aí sou obrigado a promulgar. Daí a gente vai arranjar recursos no próprio Ministério da Saúde, na Educação, ou nos dois, tirar um pouquinho de cada”, disse, em tom de deboche.

Antes dessa declaração, Bolsonaro perguntou a um assessor se o nome do benefício era “auxílio-modess”. Alguém respondeu que era “auxílio-absorvente”.

– Live de Quinta-feira (14/10/2021) / PR Jair Bolsonaro.. Link em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/TAV8IDewNpQ

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Thursday, October 14, 2021

“A gente vai se virar e vamos estender aí o auxílio-modess. É isso mesmo? Auxílio-modess? Absorvente? Para todo mundo. Tá ok?”, afirmou.

Veto a distribuição de absorventes

O argumento de Bolsonaro para o veto foi de que o Congresso não teria determinado fonte de custeio para financiar o projeto. Porém, o texto dizia que o dinheiro viria  dos recursos destinados pela União ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, para as presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional, O governo, no entanto, entende que ambos não poderiam atender a proposta.

Mais de 4 milhões de jovens não têm itens básicos de higiene quando estão menstruadas
Créditos: Istock/ljubaphoto
Mais de 4 milhões de jovens não têm itens básicos de higiene quando estão menstruadas

O Congresso tem 30 dias para manter ou não o veto de Bolsonaro.

Bolsonaro parece estar totalmente desinformado sobre o tema. Na última terça-feira, 12,  o próprio governo anunciou lançamento de programa para distribuir absorventes nos próximos dias.

A declaração foi dada pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, via Instagram, após encontro com o deputado e pastor evangélico Roberto de Lucena (Podemos-SP).

“Na oportunidade (do encontro) garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o programa do governo federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa que já estava sendo discutido há meses dentro do governo”, explicou a ministra na publicação.

https://www.instagram.com/p/CU6GtGRgcfB/]