Bolsonaro quer fim de multa para transporte de crianças sem cadeirinha

Caso a proposta seja aprovada no Congresso, o não uso das cadeirinhas "será punido apenas com advertência por escrito"

Por: Redação | Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer o fim da multa para transporte de crianças sem a cadeirinha especial em veículos. A proposta consta no projeto de lei entregue por ele, nesta terça-feira, 4, a Câmara dos Deputados.

Crédito: Agência Brasil/Fernando FrazãoBolsonaro quer fim de multa para transporte de crianças sem cadeirinha

O projeto quer alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso a proposta seja aprovada no Congresso, o não uso das cadeirinhas “será punido apenas com advertência por escrito”.

De acordo com a Casa Civil, a retirada da sanção punitiva é porque “se busca um caráter mais educativo”.

Atualmente, o CTB estabelece, no artigo 64, que crianças com menos de 10 anos de idade devem ser transportadas nos bancos traseiros. O Código também se refere à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o assunto.

Com o projeto proposto por Bolsonaro esse dispositivo é substituído. Menores de sete anos e meio devem ser transportados nos bancos traseiros em “dispositivos de retenção adaptados ao peso e à idade”. E então caberá ao Contran determinar o uso e as especificações desses equipamentos. E ainda segundo o novo projeto, crianças entre 7,5 e 10 anos, precisam apenas usar o cinto de segurança.

Hoje, transportar crianças fora das cadeirinhas é uma infração gravíssima. Além da multa base de R$ 293,47 a infração rende sete pontos na carteira de habilitação.

Já a proposta de Bolsonaro diz que a medida administrativa prevista é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

O PL propõe ainda aumentar de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passar de 20 para 40 pontos o limite para o motorista perder o documento, entre outras medidas.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …