Bolsonaro quer fim de multa para transporte de crianças sem cadeirinha

Caso a proposta seja aprovada no Congresso, o não uso das cadeirinhas "será punido apenas com advertência por escrito"

Por: Redação Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer o fim da multa para transporte de crianças sem a cadeirinha especial em veículos. A proposta consta no projeto de lei entregue por ele, nesta terça-feira, 4, a Câmara dos Deputados.

Crédito: Agência Brasil/Fernando FrazãoBolsonaro quer fim de multa para transporte de crianças sem cadeirinha

O projeto quer alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso a proposta seja aprovada no Congresso, o não uso das cadeirinhas “será punido apenas com advertência por escrito”.

De acordo com a Casa Civil, a retirada da sanção punitiva é porque “se busca um caráter mais educativo”.

Atualmente, o CTB estabelece, no artigo 64, que crianças com menos de 10 anos de idade devem ser transportadas nos bancos traseiros. O Código também se refere à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o assunto.

Com o projeto proposto por Bolsonaro esse dispositivo é substituído. Menores de sete anos e meio devem ser transportados nos bancos traseiros em “dispositivos de retenção adaptados ao peso e à idade”. E então caberá ao Contran determinar o uso e as especificações desses equipamentos. E ainda segundo o novo projeto, crianças entre 7,5 e 10 anos, precisam apenas usar o cinto de segurança.

Hoje, transportar crianças fora das cadeirinhas é uma infração gravíssima. Além da multa base de R$ 293,47 a infração rende sete pontos na carteira de habilitação.

Já a proposta de Bolsonaro diz que a medida administrativa prevista é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

O PL propõe ainda aumentar de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passar de 20 para 40 pontos o limite para o motorista perder o documento, entre outras medidas.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …