Brasileiros denunciam xenofobia na Universidade de Lisboa

Pedras dentro de uma caixa, identificada como "loja de souvenirs", era anunciada como gratuitas caso a finalidade fosse atirá-las em brasileiros

Por: Redação Comunicar erro

Estudantes brasileiros da Universidade de Lisboa, em Portugal, se depararam com a xenofobia em uma instalação ameaçadora nesta segunda-feira, 29.

Pedras dentro de uma caixa, identificada como “loja de souvenirs”, era anunciada como gratuitas caso a finalidade fosse atirá-las em ‘zucas’, apelido pejorativo para brasileiros.

Crédito: Reprodução/TwitterBrasileiros denunciam xenofobia na Universidade de Lisboa

O ato foi repudiado por alunos brasileiros da faculdade como uma demonstração de “xenofobia” e de “incitação à violência”.

“Alguns brasileiros foram perguntar do que se tratava aquilo e os portugueses disseram que era uma “brincadeira”. Os brasileiros disseram que era um absurdo, xenofobia, que iriam denunciar. E os portugueses fizeram pouco caso, dizendo que não daria em nada”, contou a mestranda Maria Eduarda Calado, de 24 anos, ao jornal O Globo.

A suposta explicação para a agressão sugerida vem entre parênteses: os “zucas” teriam “passado à frente no mestrado”. Outra placa diz “não alimentem os pombos” e outra, ao fundo, pede “contribuições para alimentar nossos animais”.

Em comunicado, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa afirma “o respeito por todos os alunos, assim como com a respectiva diversidade cultural, étnica ou de proveniência”.

A direção da faculdade afirma que, “não serão toleradas quaisquer ações ofensivas relativamente a alunos” da instituição, porém não tomou medidas concretas contra aos ataques.

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …