Cadeirante desce de joelhos de ônibus com elevador quebrado na Bahia

O caso aconteceu na última segunda-feira, 27, em Salvador.

Um vídeo que circula nas redes sociais por mostra um cadeirante descendo de joelhos de um ônibus que estava com o elevador quebrado. O caso aconteceu na última segunda-feira, 27, em Salvador.

Nas imagens é possível ver João de Deus Lima, 49 anos, deixando a cadeira de rodas e descendo os degraus  do ônibus de joelho.

View this post on Instagram

Hoje eu peguei um busu de ar-condicionado toda feliz, e pensando como isso deveria ser um direito nosso como cidadão, né?! Refletindo que a gente nem deveria tá feliz, deveria ser normal que as frotas de ônibus fossem de qualidade pra todo mundo. Estou no Rio vermelho esperando o meu próximo busão e lá vem ele, o Lapa-Boca do Rio, todo velho e acabado e sem ar, até aí tudo bem, a gente já se acostumou com a velhice também, até que vem João de Deus um cadeirante e que precisa entrar no busu, ele entrou, mas o elevador já não tava funcionando direito pra fechar a porta do busu, eis que JOÃO DE DEUS pediu seu ponto, e o que é que acontece? É isso aí que vocês estão vendo no vídeo. O elevador quebrado e João sai da sua cadeira pra sair do busu. Tá bom pra quem? Fiquei feliz pq? Fiquei tão revoltada que resolvi filmar e compartilhar. Brasil, quando tu tomarás jeito? #Salvador #bahia #transportepublico

A post shared by Nana Dió (@nanadioleal) on

As imagens foram gravadas por uma passageira e compartilhada no Instagram.

“Eu estou aqui no ônibus 139 e não tenho como descer, porque tanto o motorista quanto o cobrador não podem me tirar daqui [ônibus], por conta de um acidente. Então eu quero saber o que a prefeitura vai fazer, porque onde estão os novos ônibus? Eu vou ficar como? Vou ficar a noite inteira aqui? Porque o ônibus não vai poder sair comigo dentro”, reclamou João de Deus no vídeo.

Em entrevista ao G1, João de Deus disse que não aceitou ajuda para descer do ônibus para mostrar a humilhação que ele teve que passar com o elevador do veículo quebrado.

“Eu isento o cobrador e o motorista, porque eles disseram que se ajudassem e causasse um acidente, eles teriam que responder”, contou o cadeirante.

Esta não é a primeira vez que João de Deus tem dificuldades para se locomover em ônibus na capital baiana.

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade informou que 100% das linhas de ônibus de Salvador contam com veículos adaptados e 99% da frota possui acessibilidade.

O órgão também disse que o veículo informado pelo cadeirante foi encaminhado para a garagem da empresa para que seja realizada a manutenção do equipamento.