Campanha mundial pede pela jogadora Megan Rapinoe na capa do FIFA

Petição online, ativa em três países, já reuniu 22 mil apoiadores que querem ver a heroína da seleção americana estampando o game

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro
Crédito: DivulgaçãoMegan Rapinoe na capa do FIFA

Destaque dentro e fora dos campos, a jogadora de futebol Megan Rapinoe, meia e capitã da seleção dos Estados Unidos, tornou-se alvo de uma campanha na internet: fãs da série FIFA, jogo de videogame lançado anualmente pela EA Sports, pedem que a campeã da Copa do Mundo Feminina de 2019 estampe a capa da versão do game para 2020.

O abaixo-assinado foi aberto na maior plataforma de petições online do Brasil e do mundo, a Change.org. Criada inicialmente na Inglaterra, a campanha já ganhou versões na Alemanha e no Brasil, reunindo até o momento um total de 22 mil assinaturas nos três países.

Muito além de se tratar apenas de um tema sobre games, a mobilização online levanta questões sobre a igualdade de gênero dentro e fora do mundo do futebol, colocando Megan Rapinoe como um modelo real para meninas e meninos no enfrentamento à opressão.

No texto do abaixo-assinado, o inglês Darren Holland traz para debate a política desigual de premiações paga pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) às seleções vencedoras do torneio masculino versus feminino. “A Fifa precisa mudar sua política de prêmios em dinheiro, e mais exposição do futebol feminino ajudará a conseguir isso”, diz o jogador frequente da série.

A previsão é que o game seja lançado no final de setembro. Craques como Cristiano Ronaldo, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Lionel Messi e David Beckham já ilustraram a capa do jogo. “Colocar Megan Rapinoe na próxima capa enviaria uma mensagem clara de que o mundo do futebol está começando a dar ao jogo das mulheres uma chance justa”, enfatiza Holland.

Megan Rapinoe chamou a atenção durante a Copa Feminina tanto por sua habilidade nas partidas quanto por seu forte ativismo e posicionamento político contra o presidente americano Donald Trump, chegando a dizer que não iria “à merda da Casa Branca” depois do mundial.

Confira o abaixo-assinado: change.org/MeganRapinoe

O mundo dos games

Outras petições criadas por fãs do mundo dos games são hospedadas na plataforma Change.org. No Brasil, por exemplo, um abaixo-assinado viralizou recentemente ultrapassando a marca de 100 mil apoiadores para que o personagem Agostinho Carrara, do seriado A Grande Família, seja colocado como protagonista de uma possível versão brasileira da franquia GTA. A mobilização chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Outra petição, impulsionada pela #QueremosNintendo, pede a presença da empresa fabricante de games eletrônicos no Brasil, além de jogos traduzidos para o português – como Zelda e Pokémon -, um canal brasileiro da Nintendo no YouTube e eventos oficiais no país.

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …