Campanha usa ‘influencers’ para chamar atenção sobre as favelas

Em ação da TETO Brasil, moradores aproveitam tendência de influenciadores digitais com um objetivo importante

A iniciativa evidencia os problemas dos moradores de favelas no Brasil

Os influenciadores digitais estão entre os grandes divulgadores de conteúdo nas redes sociais. E se toda essa atenção fosse direcionada para temas realmente importantes? Esse é o objetivo da campanha “Influenciadores da Vida Real”, que adapta posts dos “influencers” para chamar atenção sobre os problemas dos moradores de favelas, como, por exemplo “Look do Dia”, “Dieta Lowcarb” e “Projeto Verão”.

Criada pela agência Grupo Image, com fotos de André Costa, a ação apresenta cinco influenciadores da vida real que, por meio de contas no Instagram, divulgam a realidade de quem vive em áreas invisíveis e esquecidas pelo poder público.

Rose, moradora da Vila Moraes, em São Bernardo do Campo, é a protagonista da peça lowcarb. Estudante de direito e mãe de 4 filhos, ela mostra a violação dos direitos de moradores do local e apresenta também o seu prato de arroz e feijão, lembrando que muitas famílias não podem pensar em dieta quando a luta diária é para ter o alimento na mesa.

“A importância e responsabilidade de ser um influenciador da vida real é que, com meu exemplo, posso ajudar outras pessoas a ter uma perspectiva de vida melhor. É sair da fala ‘se Deus quiser’ e usar no dia a dia o ‘eu quero, eu posso, eu existo’. É como sair da casinha, abrir as asas e se abrir para o novo, sem perder a essência e, sem medo, lutar contra esse sistema falido a fim de que prevaleça a empatia e alteridade por onde eu passar”, conta Rose.

A campanha é também um convite para a COLETA, uma das principais ações sociais da organização TETO Brasil. Nos dias 13, 14 e 15 de abril, milhares de voluntários vão às ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Salvador (BA), Belo Horizonte, Campinas (SP), Santo André (SP), Santos (SP), Bauru (SP), Taubaté (SP), Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ) e Feira de Santana (BA) para arrecadar recursos e financiar projetos de moradia em mais de 40 comunidades em que a instituição atua.

“Nos últimos anos tivemos um aumento do déficit habitacional e de pessoas indo morar em favelas, ao mesmo tempo que temos percebido cortes significativos nas políticas públicas de habitação que tendem a agravar ainda mais esta situação de calamidade pública”, comenta Bruno Dias, Gestor Executivo do TETO.

Para saber mais sobre a COLETA, clique aqui!

Assista ao vídeo da campanha:

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