Celebridades e políticos atacam pronunciamento de Bolsonaro
Presidente minimizou mais uma vez a pandemia de coronavírus e pediu para o Brasil “voltar à normalidade”
O pronunciamento irresponsável de Jair Bolsonaro (sem partido) feito na noite desta terça-feira, 24, não desagradou somente internautas. Políticos e celebridades atacaram a fala presidente, que minimizou mais uma vez a pandemia de novo coronavírus (covid-19) e pediu para o Brasil “voltar à normalidade”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o pronunciamento de Bolsonaro “foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública”.
Em comunicado conjunto, o presidente e vice do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Antonio Anastasia (PSD-MG), repudiaram e classificaram o pronunciamento de irresponsável.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- Saiba o que fazer se você tem viagem marcada
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
“Neste momento grave, país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje”, diz o comunicado.
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (), um dos atacados por Bolsonaro no pronunciamento, pediu para a população ficar em casa e seguir as recomendações de higiene contra o coronabírus. “Em tempos de crise e desinformação, reafirmo o mesmo que todas as autoridades de saúde do mundo: fique em casa, lave as mãos e proteja quem você ama”.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Bolsonaro “repetiu opiniões desastradas sobre a pandemia”. “O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas passa dos limites”.
Já o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) chamou Bolsonaro de “desqualificado” e “mentiroso”.
A líder indígena Sonia Guajajara afirmou que Bolsonaro “ultrapassou todos os limites da loucura, ignorando todas as mortes já causadas pelo coronavírus no mundo”.
Celebridades como os atores Leandra Leal e Bruno Gagliasso e a chef Paola Carosella engrossaram o coro contra o pronunciamento desastroso de Bolsonaro. Jornalistas também foram às redes sociais criticar a fala do presidente.
“A gente vai continuar se cuidando, Bolsonaro. A gente vai continuar valorizando empresários e políticos que olham pelos seus, que sabem que sozinhos não são ninguém. A gente vai sobreviver a você. Mas vamos nos lembrar. Pra sempre”, escreveu a atriz Leandra Leal em seu perfil no Twitter.
Já ator Bruno pediu para seus seguidores ficaram em casa. “Fiquem em casa!!! Vcs não são uma planilha!!!! Protejam-se”.
Confira abaixo manifestações de outros políticos e celebridades:
https://twitter.com/LeilaneNeubarth/status/1242639070989291521
https://twitter.com/alefrota77/status/1242635809267822593