Chuveiros, estacionamento e manutenção para a bike: conheça o Pedal no Pé

Espaço de convivência abre as portas para ciclistas com duchas e bicicletário à disposição, além de oferecer comidas saudáveis e nutritivas para você sair pedalando pela cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Na capa de um dos jornais mais populares de São Paulo desta quarta-feira, 7 de outubro, um manual de pedaladas traz dicas sobre trânsito e segurança para ciclistas. “Há dez anos isso seria impensável. Independente de como foi feito (as ciclovias), certo ou errado, é um caminho sem volta”, destaca o ciclista e empresário paulistano, Nicolas Versteeg, que há seis semanas abriu as portas do Café, bike parking e shower, Pedal no Pé – um novo conceito de convivência entre ciclistas, corredores e moradores da capital paulista.

O espaço, localizado em uma tranquila e bucólica rua do bairro Chácara Santo Antônio, zona sul da cidade, se confunde com as casinhas e comércios de um lugar que ainda vislumbra o cenário de décadas passadas.

Apesar disso, também está cravado em uma das regiões de maior investimento do Plano Diretor paulistano, resumido numa série de ações que visam o desenvolvimento da cidade na direção do equilíbrio social, ambiental e econômico. “O bairro ainda mistura um pouco do passado com a transformação do presente, levando em conta o crescimento da cidade. Por isso começou a ser chamada de nova Vila Olímpia, Itaim e bairros que contam com grande área empresarial. E, consequentemente, milhares de pessoas trabalhando ao redor”.

Reprodução
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório

Para dar vida ao projeto, Nicolas uniu motivações pessoais às necessidades de qualquer pessoa que preze por uma vida mais harmônica, sustentável e que, sobretudo, queira se livrar do caos habitual do trânsito paulistano. “Aqui você terá um lugar seguro para deixar sua bike e pertences durante o dia, uma ducha bacana. Assim, você poderá ir trabalhar de bike ou até correr nos parques da região, sem ter de chegar suado ao trabalho! Em nossa loja, você encontrará diversas peças e acessórios para sua bike, além de uma manutenção caprichada”, ressalta a mensagem de apresentação do projeto na página virtual.

Inaugurado há algumas semanas, o Pedal no Pé, na verdade, surgiu ainda quando Nicolas morava na Austrália, onde viveu por três anos em Brisbane – terceira maior cidade do país, que conta com 500 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas e população de 2 milhões de habitantes.

“Eu estava lá quando foi inaugurado, no centro da cidade, um estacionamento com 4700 vagas. Então você chegava, estacionava e tinha tudo. Era só pagar uma mensalidade ou pagar pelos dias que precisasse, cinco, dez, quinze. Enquanto aqui sempre morei pra esses lados e trabalhava na Faria Lima. Ficava louco porque demorava duas horas dentro do carro e não dava pra ir de bike sem ter lugar pra tomar banho. Voltei da Austrália pensando em fazer algo parecido. Aí entrou o Haddad, com incentivo às bicicletas, e o momento se tornou propício”.

O futuro dos pedais em SP e a eleição de 2016

Com quase 400 quilômetros de ciclovias – da meta lançada pela prefeitura de São Paulo no início de 2012 – nos últimos anos, a capital paulista reinventou seu conceito de mobilidade urbana e, às vésperas de uma nova eleição, paira a dúvida sobre os futuros projetos que buscam equilíbrio entre as opções de transporte. “O mais importante da gestão Haddad foi ter proposto essa questão à cidade. Eu teria feito diferente do que ele fez, mas hoje, pelo menos, as pessoas estão cogitando usar a bicicleta. Quem reclama nunca usou. Já quem pedala reconhece que é muito melhor. O mundo tá vendo isso, seja país pobre ou rico. Cidades como Bogotá, Buenos Aires ou Rio de Janeiro, que tem uma cultura de bicicleta maior que aqui”.

Um lugar mais humano: para relaxar, trabalhar ou só bater papo

A partir da proposta que procura uma relação de convivência mais humana, o Pedal no Pé nasce para dar um recado à cidade de São Paulo. “A nossa vocação é ser um lugar diferente, onde se coma ao ar livre, possa sentir o sol, descansar debaixo da árvore. É voltar a ser humano, um lugar aberto pra quem quiser bater papo, relaxar na rede ou resolver as questões do trabalho”.

Para os próximos meses, o espaço também pretende abrir suas portas para palestras temáticas, eventos empresariais e atividades infantis, a exemplo do projeto “Brincando no Pé” que visa o resgate da cultura brasileira por meio de brincadeiras tradicionais, plantio de mudas e ações sociais.

Confira algumas fotos que destacam o clima harmônico e convidativo do espaço:

Reprodução
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório
Coworking: área dedicada para quem fugir da rotina de escritório

Compartilhe:

Tags: #Bicicleta
1 / 8
1
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
2
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
3
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
4
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
5
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
6
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
7
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
8
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …