Colégio determina que meninas usem saias compridas para não distrair garotos

O colégio secundarista Henderson, em Auckland, na Nova Zelândia, causou polêmica entre pais, alunos e funcionários ao determinar que as meninas devem usar saias abaixo do joelho para não causarem distração aos garotos. Caso não sigam a nova “regra”, as estudantes serão punidas.

Em entrevista ao programa Newshub, a aluna Sade Tuttle disse que a justificativa apresentada pela vice-diretora Cherith Telford é que a medida visa “manter as meninas seguras, parar os meninos de terem ideias e criar um bom ambiente de trabalho para os funcionários masculinos”.

Com a nova regra, as alunas devem usar saias abaixo do joelho

Após o caso, Debbi Tohill, diretora da organização Rape Crisis, comentou que é “apropriado” para as escolas criarem códigos de vestimenta mas, com relação ao comprimento da saia, a mensagem transmitida é que o ônus é das adolescentes, que devem impedir de meninos e professores se “distraiam”.

O diretor do colégio afirmou em comunicado que “as regras não são novas e as famílias são avisadas no momento da matrícula. Elas estipulam que o limite das saias das estudantes deve ser o joelho”. “Como diretor, eu não peço desculpas por insistir em padrões elevados em toda a escola e tenho grandes expectativas. Isso inclui o uso do uniforme de acordo com regras acordadas”, completou ele.