Últimas notícias:

Loading...

Com pandemia, CNH pode ter validade de 12 anos

Validade de até 10 anos da CNH para motoristas com menos de 50 anos entra em vigor a partir de 12 de abril

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A partir da próxima segunda-feira, 12, entram em vigor as novas leis de trânsito que compõem a atualização do Código de Trânsito Brasileiro. Uma das mudanças é o aumento da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que passará de cinco para dez anos a depender da idade do condutor.

Com as novas medidas, motoristas que tiveram a CNH vencida no ano passado passam a ter 12 anos de validade do documento. As informações são da revista Auto Esporte.

CNH
Crédito: IStockCom pandemia, CNH pode ter validade de 12 anos com as novas regras

Este prazo “extra” se deve ao agravamento da pandemia já que muitos Detrans estão fechados e a prorrogação do prazo do ano passado pode se estender também para esse ano.

No entanto, essa validade de até dez anos da CNH só será concedida para motoristas com até 50 anos. Entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Para motoristas com 70 anos ou mais, a validade será de três anos.

Estados como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo já adotaram a prorrogação para o vencimento. Porém há um projeto que prevê que todas as CNHs vencidas no período da pandemia antes do dia 12 de abril, tenham apenas cinco anos de validade — igual a lei atual.

Mas ainda não há previsão para que essa resolução seja definida. Para informações sobre renovação, o motorista deve acessar o site do Detran do seu estado.

Compartilhe:

Tags: #Mobilidade