Como discutir política de forma saudável e consciente ?

Afinal, já superamos a fase do “futebol, política e religião não se discutem”

Por: Redação
Política
Crédito: Getty ImagesFalar de política é um dos principais motivos para o fim de amizades no Facebook, segundo pesquisa da Universidade de Jerusalém

Quando o assunto é política: o resultado das eleições perpassa toda a nossa vida nos anos seguintes a ela. Parece exagero que os 45 dias de campanha possam moldar o nosso futuro durante tanto tempo, mas não é.

A qualidade dos candidatos eleitos reflete diretamente na qualidade da administração pública, da transparência e da participação política. Portanto, discutir política nesses 45 dias é mais do que fundamental para garantirmos uma vida de qualidade para todos.

É ao falar de política com nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho que podemos exercer nosso papel de cidadão ao conscientizar outras pessoas sobre a importância do voto consciente.

Infelizmente, muitas pessoas podem dar as costas à política durante a maior parte do tempo, mas é nas eleições que elas se mostram mais abertas a esse tipo de debate. Por isso, precisamos aproveitar tal janela de oportunidade para conscientizar o maior número de pessoas.

Aproveite as eleições para fazer a sua parte: por que não convidar seus amigos para um jantar e apresentar a eles os caminhos para um voto de qualidade? Que tal aproveitar as reuniões de família para mostrar para aquele tio que adora falar sobre política quais são os requisitos de um bom candidato? Podem parecer ações muito simples, mas elas têm potencial de gerar consequências bastante positivas para a nossa política.

Por melhor que seja nossa intenção, quando se trata de política a conversa pode seguir um rumo que não queremos nem de longe. Considerando isso, e para que você possa exercer sua parte levando às pessoas conhecimento sobre o voto consciente nessas eleições, vamos aprender o que fazer e não fazer nesse tipo de debate.

Antes, vamos analisar alguns cenários. Em quais das seguintes situações você já se viu por causa da política?

Conteúdo publicado originalmente no Politize!.

Continuar lendo >

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe: