Últimas notícias:

Loading...

Conheça as cidades que se destacaram no enfrentamento à Covid-19

Todas elas contaram com um protagonista muito especial, que ajudou a definir qual seria o melhor caminho a seguir: o cidadão

Ouça este conteúdo

Uma palavra que tem sido muito utilizada nos últimos tempos é resiliência, mas o que realmente significa isso? Resiliência é a capacidade de lidar e superar as adversidades, é poder reagir a imprevistos e continuar. A crise causada pela pandemia de Covid-19 colocou em xeque todo o planeta, desde cidadãos a governos, e cada um enfrentou a situação de uma forma diferente. Alguns países e cidades souberam lidar melhor com o imprevisto e estão se reestruturando, enquanto outros demoraram mais para reagir e estão enfrentando maiores dificuldades para combater a crise sanitária.

Crédito: Arquivo Bruno Eduardo AlvesFachada da Prefeitura de Niterói (RJ); a cidade está consultando pais e alunos para planejar uma volta às aulas segura

O planejamento urbano é essencial para que os melhores resultados sejam alcançados em momentos de crise e para que os danos sejam os menores possíveis. Por este motivo, ao planejar seu mandato, um governante precisa levar em consideração situações atípicas, como pandemias, catástrofes e desastres naturais. Os espaços públicos, o transporte coletivo, o funcionamento de comércios e as medidas de proteção à população precisam ser pensadas e estruturadas de forma que a reação do governo à crise seja imediata.

Em nosso país, algumas cidades se destacaram por sua resiliência no combate à Covid-19 e todas elas contaram com um protagonista muito especial, que ajudou a definir qual seria o melhor caminho a seguir: o cidadão.

Apresentamos a seguir algumas cidades que colocaram o cidadão no foco dos processos e obtiveram êxito no enfrentamento à crise.

Mesquita (RJ) e a consulta pública para otimizar os testes de Covid-19

Assim como muitas cidades de todo país, que no início da pandemia possuíam poucos testes e grande demanda, o município da baixada fluminense teve uma ideia inovadora para otimizar a testagem entre os cidadãos.

A Prefeitura de Mesquita resolveu consultar os cidadãos através do Colab e coletar informações sobre pessoas que desejavam fazer o teste, como quais doenças pré-existentes possuíam e se apresentavam sintomas que poderiam indicar infecção pelo coronavírus.

Após responder à consulta, a pessoa recebia um contato da equipe de saúde e, se necessário, era agendado um horário para que os profissionais da prefeitura comparecessem na residência do cidadão e coletassem material para fazer o teste.

A retomada econômica de Maceió (AL)

Os cidadãos de Maceió também foram consultados pela prefeitura sobre a melhor forma de lidar com a crise instaurada pela Covid-19 e como deveria ser feita a retomada econômica da cidade.

Além de serem informados sobre as principais restrições e regras da reabertura dos comércios, os cidadãos puderam colaborar com outras sugestões para uma retomada mais segura e responder questões sobre a prevenção contra o coronavírus, para que assim a prefeitura pudesse avaliar como estava o conhecimento popular em relação ao combate ao vírus.

O atendimento remoto em Santo André (SP) 

A quarentena e o distanciamento social que precisou ser adotado durante a pandemia impossibilitaram que atendimentos não essenciais fossem realizados presencialmente pelas prefeituras.

Dessa forma, a prefeitura de Santo André mostrou resiliência e colocou em prática o atendimento remoto, no qual os colaboradores das praças de atendimento trabalhavam de suas casas, atendendo a população através do telefone e da internet.

Além disso, o uso do app e da Central de Ocorrências do Colab Gov facilitaram muito o trabalho dos gestores, já que todos os processos administrativos de prestação de serviços são registrados na plataforma e tramitam através do sistema, e a população faz suas solicitações pelo celular.

A ciência na otimização dos testes de Covid-19 em Caruaru (PE)

Outro exemplo bem sucedido de resiliência no enfrentamento à Covid-19 foi a forma que a cidade de Caruaru encontrou para otimizar os testes de Covid com base na ciência. A prefeitura utilizou a plataforma Brasil Sem Corona para monitorar os casos de coronavírus através da vigilância participativa. Cidadãos voluntários respondiam diariamente um questionário através do aplicativo relatando se possuíam sintomas da doença ou se haviam tido contato com alguém doente. Utilizando estes dados combinados com informações da prefeitura, o grupo de cientistas por trás do projeto delimitou áreas prioritárias para os testes, indicando que a quantidade de pacientes infectados pelo coronavírus nesses locais seria de 34% a 38%. A prefeitura resolveu comprar a ideia e o resultado da ação confirmou o que foi antecipado pelos cientistas: dos testes que foram realizados na área indicada, 32% deram positivo para Covid-19, o que significa uma assertividade de 84% a 94% na previsão feita pelo time. Em testes realizados pela prefeitura em áreas aleatórias da cidade, apenas 3% deram positivo.

Desta forma, o direcionamento dado pelos cientistas mostrou um resultado 10 vezes mais assertivo do que realizar testes aleatoriamente.

Volta às aulas com segurança em Niterói (RJ)

A cidade de Niterói está planejando a volta às aulas e para isso está consultando os pais e alunos através do Colab. O objetivo é conhecer melhor a realidade e os anseios das famílias, desde o acesso à internet até a intenção dos pais de enviar seus filhos para as aulas presenciais. A consulta ficará disponível até o dia 28 de fevereiro através do app Colab ou do site https://consultas.colab.re/retomadadasaulas .

A ONU quer saber se sua cidade é resiliente

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da ONU fala sobre cidades resilientes e sustentáveis, e para saber qual é a percepção da população brasileira em relação aos esforços das cidades para atingirem as metas deste ODS, a ONU-Habitat está realizando a 3ª edição da Consulta Cidades Sustentáveis através do Colab.

A pesquisa fica no ar até o dia 28 de fevereiro e pode ser respondida através do aplicativo do Colab (disponível para aparelhos Android e IOS) ou do site https://consultas.colab.re/cidades_sustentaveis .

Você investe menos de 5 minutinhos do seu tempo e ajuda sua cidade a se tornar cada dia mais resiliente e sustentável.

Em parceria com Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Colab

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.